Estudantes da rede municipal aprendem técnicas de memorização - Rede Gazeta de Comunicação
Estudantes da rede municipal aprendem técnicas de memorização

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), promoveu na manhã dessa segunda-feira, 25, uma palestra com o tema “Disciplina e memorização: chaves para o sucesso no aprendizado”, ministrada pelo professor Cornélio Augusto.

A palestra foi realizada no auditório da Escola Técnica e contou com a participação de cerca de 400 estudantes do 8º e 9º ano de dez escolas municipais, que acompanharam atentos a explanação do professor. A palestra também contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Guimarães, da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, servidores da SME e dos professores que acompanharam os alunos. “É um conteúdo importante para os estudantes, especialmente dos anos finais, que têm à frente o desafio do ensino médio, a preparação para o Enem e outros processos de seleção, e precisam aprimorar a capacidade cognitiva e a memorização”, explica Rejane Veloso.

A gerente de Ensino em Tempo Integral, Kátia Simone de Almeida Melo Rei, explica que, além de um momento motivacional, a palestra foi uma oportunidade para apresentar aos estudantes, de maneira leve e envolvente, diferentes formas de usar a memorização em favor da aprendizagem. “Os estudantes foram incentivados a utilizar o que lhes é mais próximo e afetivo como referência para o que é importante a ser memorizado e apreendido”, completa.

Com formação em Comércio Exterior, ao longo dos últimos 32 anos o professor Cornélio Augusto memorizou milhares de versículos e livros inteiros da Bíblia, palavra por palavra, e declama de forma dramatizada os textos que memorizou. Durante a palestra, ele ensinou técnicas e dicas para facilitar a memorização e encorajou os alunos a praticarem, utilizando textos bíblicos e também fragmentos literários de Guimarães Rosa. “Todos podem ser o que sonharem se tiverem foco, disciplina e comprometimento. E as técnicas de memorização ajudam muito na realização desses sonhos”, destacou.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância de diversificar as experiências e formas de abordagem para a formação integral do estudante. “A palavra muitas vezes nos convence, mas o exemplo é que nos arrasta para o sucesso. E o exemplo do professor Cornélio, sem dúvida, serve de inspiração, não só pelo método e técnicas, mas também pelo conteúdo utilizado, muito além da grade curricular, enriquecedor para a formação dos jovens estudantes”, explica o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

A diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, também destacou que a palestra foi uma oportunidade de abrir os horizontes de expectativas dos estudantes, ao retomar posturas necessárias de como se pode aprender por meio da disciplina e da repetição. “Além disso, a abordagem dos conteúdos não se limita aos conhecimentos básicos, elementares e necessários para a formação em linguagem oral, escrita e matemática, mas extrapola, abarcando conhecimentos de outras áreas, também necessários para se aprender, viver e ser feliz”, avalia. (Jerusia Arruda)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: