Estudante esfaqueia colega durante recreio em Janaúba - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estudante esfaqueia colega durante recreio em Janaúba

Um estudante, de 15 anos, foi agredido a facadas por outro aluno, de 16, na escola estadual Rômulo de Azevedo Sales, em Janaúba, nessa quinta-feira (29). O adolescente foi detido por ato infracional análogo ao crime de homicídio tentado e a faca usada foi apreendida.

Segundo as informações fornecidas pelo diretor da unidade para a Polícia Militar, os fatos ocorreram quando a merenda estava sendo servida. A agressão parou após a intervenção de outros estudantes e de servidores. Ao saber do ocorrido, a superintendente de ensino de Janaúba também esteve no educandário.

O Samu, que socorreu o adolescente esfaqueado, informou que ele foi atingido por dois golpes na região do tórax. Os socorristas administraram medicação e fizeram curativo nele, que foi levado em seguida para o hospital.

Sobre a motivação, a Polícia Militar disse que o adolescente teria dito que já teve problemas com bullying em relação à vítima e também é de conhecimento da Polícia Militar que anteriormente o autor já teria outra ocorrência policial de ameaça.

A ocorrência mencionada pelo policial foi registrada em outubro do ano passado, no qual a vice-diretora de outra escola relatou que ele tinha agredido um aluno com socos.

A mãe do menor apreendido acompanhou o desenrolar da ocorrência e contou para os policiais que o filho é usuário de drogas e era acompanhado pelo Centros de Atenção Psicossocial (Caps), mas o tratamento foi encerrado porque ele não quis mais frequentar o local.

Conforme a PM, o menor apreendido foi levado para a delegacia junto com a mãe dele.

Nota da Secretaria de Estado de Educação

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que agiu imediatamente após tomar conhecimento dos fatos e que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba, responsável pela coordenação da escola, acompanha o caso de perto juntamente com os responsáveis pelos estudantes.

“A SEE/MG esclarece que as atividades pedagógicas na unidade de ensino ocorrem normalmente. Sob orientações da SRE de Janaúba, o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), composto por uma psicóloga e uma assistente social, acompanha a situação prestando atendimento psicossocial e planeja ações em diálogo com os demais estudantes da escola sobre o ocorrido. Com objetivo de tranquilizar a comunidade escolar, a gestão conta com apoio da PMMG no entorno da unidade de ensino nesta quinta-feira (29/2) e sexta-feira (01/3).”

Por fim, a SEE ressaltou que “repudia quaisquer atos ou discursos de violência e que a escola é um ambiente de respeito e de paz e que estes valores devem ser cultivados sempre.”