Estratégias para impulsionar o turismo no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu serão discutidas durante o Abeta Summit 20 - Rede Gazeta de Comunicação

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Estratégias para impulsionar o turismo no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu serão discutidas durante o Abeta Summit 20

Painel promovido pelo Sebrae Minas faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado de 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol

Os atrativos naturais e os resultados do trabalho do Sebrae Minas para aumentar o fluxo turístico na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas, serão assuntos de um dos painéis realizado no dia 27 de outubro, às 11h30, durante o Abeta Summit 2023 – 20º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento anual itinerante, será realizado pela primeira vez na cidade mineira de Grão Mogol, entre os dias 25 e 28 de outubro. Informações: abetasummit.com.br.

Localizado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Numa área de 56.448 hectares, possui 180 cavernas catalogadas, das quais sete estão abertas para visitação, além de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, a Lapa do Boquete, com pinturas rupestres e outros indícios de ocupação humana de até 12 mil anos. Há mais de mil espécies botânicas, 56 mamíferas, 367 aves e 25 anfíbias, entre outras.

Devido a esse potencial para o turismo de natureza, o parque foi aberto à visitação pública em 2011. A partir daí o destino se tornou uma importante engrenagem para a economia da região com o desenvolvimento do turismo receptivo que surge como alternativa de trabalho e renda para pequenas comunidades do entorno.

Durante o painel “Encantos e vivência do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu”, promovido no terceiro dia (27/10) do Abeta Summit, às 11h30, os participantes poderão conhecer mais sobre esses atrativos naturais e sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae Minas, desde 2014, para preparar e capacitar empreendedores, lideranças e moradores da região. Entre as ações está a promoção de seminários, palestras, oficinas e workshops realizado em parceria com outras instituições já atuantes no território, como ICMBio, prefeituras dos municípios que abrigam o parque, Associação dos Agentes Ambientais do Vale do Peruaçu (AAVP), Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) de Januária e Itacarambi e Instituto Ekos.

Pinturas rupestres no Parque Nacional Cavernas do Peruacu. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7
O resultado desse trabalho em conjunto é visto com o aumento do fluxo de turistas na região, que passou de 500 visitantes, em 2014, para quase 10 mil, em 2022, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade de conservação.

“O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu possui belezas naturais e culturais diferenciadas. Queremos apresentar na Abeta Summit não apenas esses atrativos, mas a importância de unirmos forças para apoiar, preparar e profissionalizar os pequenos negócios locais da cadeia produtiva associada ao turismo. Além disso, vamos destacar o trabalho que está sendo realizado para promover o ecoturismo e o turismo de aventura na região e seu entorno, gerando novas alternativas de renda para a população, e estimulando o crescimento socioeconômico do território”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Neste ano, por meio do Programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas para apoiar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar -, cerca de 40 empreendimentos do setor das cidades de Bonito de Minas, Januária, Manga e Itacarambi receberam orientações para realizar o primeiro Festival Gastronômico do Parque Peruaçu. O objetivo era desenvolver e promover a culinária e cultura local, com a criação de novos pratos utilizando ingredientes típicos do sertão mineiro, tornando a gastronomia mais atrativos do destino, já conhecido pelo ecoturismo e o turismo de aventura.

Além disso, donos de hotéis e pousadas e guias turísticos também tiveram consultorias para precificação adequada de produtos e serviços, e melhorias na qualidade no atendimento ao cliente. Eles participaram ainda de missões empresariais, promovidas pelo Sebrae Minas, para fazer benchmarking em destinos semelhantes ao Peruaçu, implementando estratégias para ampliar a permanência dos turistas na região e oferecer experiências únicas e marcantes aos visitantes.