Em Minas Gerais, cerca de 75% da produção das lavouras de soja já foi colhida, conforme informações do Boletim do 7º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (11).
Estima-se uma produção de 7,67 milhões de toneladas da oleaginosa no estado, o que representa uma redução de cerca de 8% em relação ao que foi produzido na safra passada. O principal motivo para essa queda foram as condições climáticas adversas no início do ciclo, de outubro a dezembro, com chuvas irregulares e de menores volumes, aliadas às altas temperaturas, que impediram o pleno desenvolvimento das lavouras e favoreceram aos ataques de pragas como a mosca branca.
De forma análoga à soja, o milho 1ª safra também sofreu redução de produtividade (cerca de 14,3% menor que a obtida na safra passada). Além disso, o cereal também teve uma redução de 14,3% na sua área cultivada no 1º ciclo do grão e a produção deverá ser de 3,78 milhões de toneladas na 1ª safra, 26,6% menor que na safra anterior. Com os atrasos do plantio da soja, a área de milho 2ª safra também apresenta recuo neste ano, com cerca de 460,7 mil hectares cultivados, o que representa uma redução de 9,2% na área cultivada em relação à safra passada.
Mais informações sobre o cultivo de grãos em Minas Gerais e nos demais estados podem ser obtidas no boletim do 7º Levantamento da Safra de Grãos publicado no site da Conab.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)