Estado repassa vacinas aos municípios e idosos a partir de 90 anos entram no grupo prioritário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado repassa vacinas aos municípios e idosos a partir de 90 anos entram no grupo prioritário

Um grupo de 26 municípios que integram as microrregiões de saúde de Salinas/Taiobeiras e de Francisco Sá receberam nesta quarta-feira (10), a terceira remessa de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A previsão é de que nesta quinta-feira (11), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros concluirá o repasse de vacinas a outros 29 municípios que compõem a sua área de atuação e que fazem parte das microrregiões de Janaúba/Monte Azul, Bocaiuva e Coração de Jesus, além do município de Montes Claros.

A nova remessa de vacinas contempla 21.800 doses produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório farmacêutico chinês, Sinovac. Para os 54 municípios que fazem parte da SRS de Montes Claros estão sendo repassadas 14,8 mil doses de imunizantes para vacinação de 7,4 mil idosos com idade a partir de 90 anos e profissionais de saúde. Outras 5,2 mil doses de vacinas foram destinadas à Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem sob sua jurisdição 25 municípios. Já a Gerência Regional de Saude de Pirapora, que atua em sete localidades, foi contemplada com o repasse de 1,8 mil doses de vacinas. Para a distribuição dos imunizantes para os municípios o Ministério da Saúde leva em conta o número de habitantes residentes em cada localidade

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes observa que com a nova remessa de vacinas disponibilizadas para a região os municípios deverão manter o foco na imunização de profissionais de saúde e dos idosos, desta vez contemplando os que possuem idade superior a 90 anos. Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, o Ministério da Saúde definiu como prioridade a imunização de idosos residentes em instituições de longa permanência; deficientes físicos que são assistidos por residências inclusivas; indígenas e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

“À medida que os municípios concluírem a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, outros segmentos da população poderão passar a ser imunizados priorizando, nesta nova fase, os idosos com idade a partir dos 90 anos e, assim, sucessivamente”, explica Agna Menezes. Entre os 54 municípios que integram a SRS de Montes Claros as localidades que possuem maior número de idosos acima de 90 anos e de trabalhadores da saúde ainda a serem vacinados são: Montes Claros (1.479 idosos e 992 trabalhadores da saúde); Janaúba (296 idosos e 160 profissionais de saúde); Salinas (278 idosos e 73 trabalhadores da saúde); Porteirinha (221 idosos e 43 profissionais de saúde); Bocaiúva (200 idosos e 86 trabalhadores da saúde); Espinosa (199 idosos e 32 trabalhadores da saúde); Taiobeiras (196 idosos e 60 trabalhadores da saúde); Monte Azul (145 idosos e 34 profissionais de saúde); Coração de Jesus (138 idosos e 40 profissionais de saúde); Francisco Sá (128 idosos e 25 profissionais de saúde); Rio Pardo de Minas (123 idosos e 31 profissionais de saúde) e São João do Paraíso (119 idosos e 27 trabalhadores da saúde).

No dia 19 de janeiro o Governo do Estado repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas, 42 mil 280 doses da vacina Coronavac para imunizar 21 mil 140 pessoas (2 vezes). Já no dia 27 de janeiro foram entregues à região 23 mil 620 doses de vacinas Coronavac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Esse quantitativo possibilita a vacinação de 17 mil 244 pessoas. (GA)