Estado lança plano que atende o Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado lança plano que atende o Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

A cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, sediou a apresentação do Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, evento com a participação do governador Romeu Zema. O ato chama a atenção pela postura do Estado em retirar do Norte de Minas o protagonismo sobre essas ações, pois no mês de maio foi lançado o programa Leite pela Vida retirando o Norte de Minas da primeira etapa. No dia 17, quinta-feira o governador deverá lançar o Plano Integrado de Desenvolvimento.

O Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais foi uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o secretário estadual de desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, negou que seja discriminação ao Norte de Minas, pois alega que apenas aproveitou a visita do governador ao Vale do Jequitinhonha. 

O plano prevê ações de curto, médio e longo prazos. As primeiras ações para serem executadas em 2021/2022 estimam investimentos de R$ 1,43 bilhão com a geração de milhares de empregos. Três eixos são detalhados no documento: desenvolvimento econômico e social, infraestrutura e segurança hídrica. Fernando Passalio e Nilson Borges fizeram uma breve apresentação do plano e disseram o quanto o governo do Estado está comprometido com a região. “A orientação do governador foi de que fizéssemos um plano efetivo e aqui está algo que a gente consegue fazer”, disse Passalio.

Borges ressaltou a importância de ter ouvido as lideranças que conhecem tão bem a realidade da região. “Estamos muito felizes pela vinda do governador lançando o plano aqui, valorizando essa gente que trabalha muito por dias melhores que com certeza virão”, afirma.