Estado lança no Norte de Minas o Plano Mineiro de prevenção ao álcool e outras drogas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado lança no Norte de Minas o Plano Mineiro de prevenção ao álcool e outras drogas

Foi realizado na manhã de ontem (28), em Montes Claros, o lançamento do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados, Tratamento e Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas, em evento realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com a presença da subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Soraya Romina dos Santos e do deputado Carlos Pimenta, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além do grão-mestre-adjunto estadual do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais, Olímpio Maia Abreu e do presidente do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas de Montes Claros, William César Ireno. Soraia anunciou que o Cartão Aliança será ampliado de 50 para 74 unidades em Montes Claros, assim como anunciou um Termo de Parceria com o Grande Oriente do Brasil em Minas Gerais, para a Maçonaria ajudar nas ações de prevenção às drogas em Minas Gerais.

Ela lembrou que o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados, Tratamento e Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas é inédito, pois tem a participação da Organização Pan Americana de Saúde e o foco na prevenção. Agora cabe aos municípios fazer o seu diagnóstico e apresentar as suas demandas.  O plano marca o pioneirismo do governo de Minas em discutir e desenvolver esse importante instrumento de planejamento e orientação aos 853 municípios mineiros.

O deputado Carlos Pimenta explicou que através de emenda, repassou recursos ao Corpo de Bombeiros para fazer uma capacitação dos alunos da rede pública em várias atividades, como primeiro socorro, bullying e pode participar na questão das drogas, que passou a ser uma preocupação de toda sociedade. Ele salientou a importância da ordem maçônica nesse projeto. O deputado citou a situação da Rede criada em Porteirinha para socorrer as pessoas usuárias.

O grão-mestre adjunto Olímpio Maia Abreu reforçou que desde 2016 o Grande Oriente do Brasil criou o projeto Maçonaria a favor da vida e contra as drogas, quando percorreu várias cidades do Norte de Minas orientando a comunidade sobre os impactos causados pelas drogas, que tem deteriorado as famílias.

O presidente do Comad, William César Ireno salientou a importância desse plano, pois os conselhos municipais esbarravam na falta de apoio para as suas atividades e agora, Soraia trazia esse alento para mudar o cenário. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), contou também com a assessoria e acompanhamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e com a contribuição das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF). Para garantir a participação da sociedade no processo de construção do Plano Mineiro, será aberto agora um processo de escuta, diálogo e interlocução com a sociedade mineira, por um período de 30 dias, para o recebimento de contribuições que possibilitem o aprimoramento deste documento, antes de ser entregue aos municípios mineiros. (GA)