Estado autoriza início de obras para recuperação de estrada em Jaíba - Rede Gazeta de Comunicação

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Estado autoriza início de obras para recuperação de estrada em Jaíba

Documento assinado pelo secretario estadual de Infraestrutura, Fernando Marcatto prevê que, hoje, será iniciada a obra

GIRLENO ALENCAR

O Estado autorizou o início das obras de recuperação da MG-401, que dá acesso do projeto Jaíba, o maior projeto de irrigação da América Latina até a cidade de Matias Cardoso. Na sexta-feira, ocorreu um protesto no local para reivindicar a obra. O prefeito Reginaldo Silva (MDB), alega que a promessa era de que as obras começassem no início de março, “mas a primeira quinzena acabou e ainda não há operação de máquinas no local”, disse.

De acordo com levantamento, se gasta três horas para ir até Matias (Cardoso), um trecho de 60 quilômetros. Os caminhões saem com as cargas, e as caixas chegam todas desarrumadas, correndo risco de perder a qualidade da fruta. No mesmo momento do protesto, o secretario estadual de Infraestrutura, Fernando Marcatto, liberou a ordem de serviço para a obra ser iniciada no dia 21.

O organizador do protesto, o advogado Fábio Lima afirma que trabalhadores rurais levam até duas horas para ir ao Projeto Jaíba (iniciativa de irrigação e produção de frutas da região) e mais duas para retornar por conta dos desvios diante da falta de condições da MG-401. Outro empreendimento prejudicado é o Projeto Solar Sol do Cerrado, mantido pela Vale em Jaíba. “Nada que eu falar vai fazer você imaginar a situação da MG-401. É uma situação de completo abandono do governo. As pessoas preferem pegar estradas de chão a passar pela rodovia”, disse Lima.

Como resultado, o frete cobrado por caminhoneiros também aumentou, sobretudo diante do reajuste de 24% no preço do diesel pela Petrobras.

A MG-401 começa em Janaúba e vai até Manga.  Essa reforma foi incluída no acordo da tragédia de Brumadinho. Na semana anterior, ocorreu um protesto similar na cidade de Manga para cobrar a pavimentação da BR-135, obra federal, no trecho de Itacarambi a Manga, embargada desde 1988 pelo Tribunal de Contas da União.

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