Estado amplia municípios do Norte de Minas na Onda Vermelha - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado amplia municípios do Norte de Minas na Onda Vermelha

GIRLENO ALENCAR

O Estado ampliou a quantidade de municípios do Norte de Minas na Onda Vermelha, que automaticamente ficam liberados para atividades econômicas. Na quinta-feira tinham sido anunciadas as microrregiões de Montes Claros, Bocaiuva e Taiobeiras. Na sexta-feira foram inseridas as microrregiões de Coração de Jesus e Francisco Sá. A partir de hoje elas podem implantar medidas de flexibilização. As microrregiões que ficaram na Onda Roxa, onde tudo é proibido, são Brasilia de Minas, Janaúba, Januária, Manga, Pirapora e Salinas. A macrorregião de saúde do Norte de Minas é formada por 86 municípios, divididos em 11 microrregiões de saúde. O curioso é que na reunião do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, na quarta-feira, as microrregiões de Coração de Jesus e Francisco Sá sequer tinham sido indicadas para regressão de onda.

O Estado anunciou que  manterá a decisão de avançar a macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva/Francisco Sá/Coração de Jesus e Taiobeiras para a Onda Vermelha do plano ‘Minas Consciente’, a partir de hoje. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na sexta-feira (9/4), após avaliação de que os indicadores, como taxa de incidência da covid-19 e ocupação de leitos, apresentaram melhora sustentada nas localidades. A Secretaria também aprovou o avanço de outras quatro microrregiões: João Pinheiro, Unaí, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé, que também poderão avançar para a Onda Vermelha a partir de hoje. As demais regiões do estado devem seguir, até o dia 18/4, as medidas decretadas na semana passada.  

Na última quarta-feira (7/4), o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, indicou o avanço da macrorregião Triângulo do Sul e de três microrregiões, mas a Secretaria de Saúde monitorou a situação para garantir que o cenário positivo se manteria favorável, possibilitando a abertura segura de mais atividades nos municípios. A Secretaria de Saúde continuará acompanhando os dados para regressão à onda roxa de forma imediata, em caso de necessidade. Na onda vermelha é permitido o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. A distância linear entre as pessoas é de três metros, assim como se permite uma pessoa em cada 10 metros quadrados e podem ser feitas reuniões com até 30 pessoas, assim como cada espaço pode receber no máximo 50% da quantidade de pessoas autorizadas no projeto do local.

%d blogueiros gostam disto: