O ano de 2020 vem sendo marcado pelas profundas mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. É focando nesse contexto que o projeto “Minas Além das Gerais” estruturou sua programação especial para celebrar os 300 anos do Estado. Será realizada até dezembro de 2021 uma série de eventos em formato virtual, com transmissão em canal exclusivo no Youtube, sendo a abertura nesta sexta-feira, 11/12, com o webinário “Desafios e Perspectivas da Pandemia de COVID-19 na Rede de Saúde Pública de Minas Gerais”.
O “Minas Além das Gerais” teve sua primeira edição no Rio de Janeiro em 1995, iniciando uma trajetória de sucesso que percorreu diversos estados do país promovendo a cultura e as tradições mineiras, com a participação dos mais renomados e representativos nomes do estado. De acordo com Paulo Bustamante, criador do projeto “Minas Além das Gerais”, a escolha pelo formato e a temática para a live que irá abrir esta edição foi definida a partir do atual contexto de prioridades da sociedade, “no sentido de promover uma prestação de serviço pública e gratuita, nesse momento em que a segunda onda da pandemia traz um novo tempo de indefinições e aflições, justamente às vésperas das festas de final de ano”.
Sobre o Webinário: os participantes e os temas que serão abordados
O objetivo da live será debater o contexto atual da Covid-19 e seus reflexos nas festividades de final de ano, além das perspectivas para 2021. O evento terá a participação de representantes do setor público, como a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, e do setor privado, como a Federassantas – Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e a Unimed-BH.
Desta forma, o painel: “Os Desafios e as Perspectivas da Pandemia da Covid-19 na Rede de Saúde Pública de Minas Gerais”, que acontecerá no dia 11 de dezembro a partir das 15h30 abordará este tema, promovendo a interlocução e a troca de experiências entre os principais atores em nível estadual e municipal. Será uma excelente oportunidade para apresentar para todas as secretarias municipais de saúde do estado, qual será o protocolo estabelecido para a minimização dos efeitos da pandemia por ocasião do deslocamento das famílias durante as festas do Natal e Reveillon.
Assuntos como: o legado da pandemia para aquisição e modernização dos equipamentos hospitalares; treinamento e mobilização das equipes; padronização de procedimentos em nível nacional; integração dos protocolos operacionais; e novas tecnologias e produtos para limpeza e esterilização de ambientes serão abordados. Este universo de desafios serão debatidos, analizados e compreendidos para possibilitar um melhor posicionamento dos municípios mineiros frente a esta nova realidade social.
Importante ressaltar que as orientações e recomendações oriundas deste debate poderão influenciar de forma decisiva outros setores da economia, como o turismo, o comércio e a indústria. Dependendo do avanço ou recuo dos índices de severidade da pandemia em determinadas regiões, e a prontidão e capacidade de resposta a este cenário de forma coordenada, poderão nortear a tomada de decisões que irão afetar toda população. Portanto, a finalidade da realização deste painel é aproveitar o holofote positivo do projeto “Minas Além das Gerais – Edição 300 anos” para estabelecer o diálogo propositivo entre os diversos atores da saúde pública no estado para tomada de decisões e posicionamentos. A utilização da internet como veículo de difusão deste debate ampliará sua acessibilidade, e irá propiciar o acesso e a troca de experiências para um público que nem sempre é privilegiado com a mesma, em pequenos municípios do interior do estado. (Agência Minas)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)