Especialista explica como ter uma higiene bucal adequada - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Especialista explica como ter uma higiene bucal adequada

A escovação dentária é algo fundamental para se ter uma boa saúde. É pela boca que nos alimentamos e ingerimos água, mas também é por meio dela que diversos micróbios, bactérias e vírus têm acesso ao organismo humano. Por essa razão é que a higiene bucal deve ser bem realizada para prevenir problemas, não só internamente, mas também na própria boca.

Normalmente, os dentistas orientam realizar a escovação de duas a três vezes ao dia, com o auxílio do fio dental, principalmente após as refeições. No entanto, grande parte das pessoas, não higienizam os dentes corretamente: usando a escova dental agressivamente pensando que limpará mais; escovando apenas pela manhã para tirar o mau hálito; não usando fio dental, ou utilizando de maneira inadequada; tendo uma escovação ligeira seguida do uso de enxaguante bucal, causando uma falsa sensação de limpeza. São muitas as ações impróprias feitas durante a higienização bucal, ou até a ausência das práticas de toda forma.

Outro ponto importante que deve ser esclarecido é sobre a duração da escovação. Anteriormente, o indicado era que os dentes fossem escovados durante dois minutos. A dentista Drª. Anna Guarna, em um artigo, diz que recomenda os seus pacientes que escovem por pelo menos três minutos, sendo um minuto e meio para dedicada a cada arcada dentária. “A maioria das pessoas não chega nem perto de dois minutos ao escovar os dentes, muito menos de três. Pode parecer muito tempo, principalmente para as crianças”, afirma. A especialista orienta que, na escovação infantil, um cronômetro pode ser uma boa opção para entreter os pequenos durante a tarefa.

Sobretudo, mesmo com o tempo adequado, para alcançar uma higienização efetiva, todas as áreas no interior da boca precisam estar limpas. “A técnica de escovação correta é provavelmente mais importante do que a duração”, alerta. Para isso, segundo a dentista, devem ser feitos movimentos rítmicos e curtos, para frente e para trás, por toda a extensão dentária, nas extremidades gengivais e em todos os lados de cada dente. Não menos importante, o uso do fio dental, corretamente ainda, auxilia também em uma verdadeira higienização bucal. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)