JOYCE ALMEIDA
A saúde psicológica é uma das questões mais importantes debatidas ultimamente, uma vez que, muitas situações do cotidiano demandam bastante desgaste da energia mental humana. A pandemia da Covid-19, por exemplo, afetou negativamente, deixando as pessoas com o estado emocional ainda mais fragilizados.
A campanha Janeiro Branco deste ano traz como tema ‘A vida pede equilíbrio’, que é voltada à construção de uma cultura focada no cuidado da saúde mental da humanidade. Esse movimento social visa chamar a atenção de toda a sociedade para a necessidade de se cuidar da saúde psicológica dos seres humanos.
A médica psiquiatria, Virgínia Prates, fala sobre a campanha e a importância de refletir sobre o assunto. “O tema desse ano é ‘A vida pede equilíbrio’, porque nos últimos anos, nós passamos por momentos bem desafiadores, então vale lembrar e ressaltar que, tudo na vida deve ter harmonia. Precisamos ter harmonia na vida pessoal, profissional, nas obrigações e também no lazer”, afirma.
Ainda segundo a especialista, existem medidas que podem ser adotadas para se ter uma saúde mental equilibrada. Ter uma boa relação com as pessoas próximas é um exemplo delas. “É importante conviver bem com família, com os amigos, com os colegas no seu ambiente de trabalho. Também é necessário ter uma vida equilibrada em relação à alimentação, a prática regular de atividade física e boa noite de sono”, explica.
A médica afirma ainda como o acompanhamento de um profissional da saúde capacitado pode auxiliar na busca do equilíbrio. “Dessa forma a pessoa irá conviver melhor, viver em harmonia com sua família, amigos, e ainda, melhora a convivência no ambiente de trabalho, enfim, aprimora toda a sua qualidade de vida”, reitera a psiquiatra.
A abordagem da campanha do ‘Janeiro Branco’, segundo a psiquiatra do Hospital Aroldo Tourinho, busca quebrar tabus através da conscientização e relevância do cuidado mental. “Temos que tentar mostrar realmente o que é a saúde mental, a sua importância na vida das pessoas, o cuidado e a dedicação que devemos ter com a saúde psicológica, e não somente com a física, que é tão falada hoje em dia”, e conclui: “o tema da saúde mental deve ser falado e lembrado durante todo o ano, porque a todo o momento tem pessoas adoecendo, precisando de ajuda ou tentando procurar um profissional para ajudar”, alerta Virgínia Prates. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)