Especialista aborda impacto da longevidade dos negócios familiares na economia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Especialista aborda impacto da longevidade dos negócios familiares na economia

STÊNIO AGUIAR

Um dos principais desafios enfrentados pelos herdeiros de empresas familiares é preservar e dar continuidade ao sonho que foi construído exclusivamente para eles. Afinal, os pais trabalham incansavelmente visando o futuro dos filhos. No entanto, para dar continuidade ao sonho, os herdeiros precisam compreender o esforço e a dedicação que seus antecessores.

No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, essas empresas respondem por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e empregam 75% da mão de obra do país.

Números recentes evidenciam a importância da longevidade dessas empresas, não apenas para a família empresarial, mas também para os funcionários e para toda sociedade.

Investir em governança corporativa, por exemplo, tem motivado gestores a adotar essa ferramenta como necessária para garantir a continuidade das operações empresariais.  De acordo com o advogado e especialista em governança corporativa, Rafael Saldanha, profissionais das áreas de finanças, governança, gestão, investimento social e filantropia vêm se especializando para ajudar as famílias na sucessão e continuidade dos negócios mineiros.

“Alguns conhecimentos são necessários para famílias que têm empresa e familiares trabalhando dentro dela. Essas relações – que são muito subjetivas -, acabam podendo trazer problemas, tanto para empresa como para a família – e costumam trazer”, destaca Saldanha, que aponta haver uma relação família-empresa peculiar, em que há várias subjetividades – de um marido trabalhando com a esposa; marido e esposa trabalhando com filhos; posteriormente netos.

Evento de Governança em Montes Claros

Conhecimento técnico e troca de experiências são fundamentais para orientar na harmonização de famílias e no crescimento dos negócios. Este é o propósito do ‘Governança Corporativa em Empresas familiares’, que acontece no dia 29 de agosto, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). O foco do evento é a redução de conflitos, ganhos patrimoniais e profissionalização da gestão.

‘Estruturas e modelos de aperfeiçoar a governança em empresas familiares’ será o tema da palestra ministrada pelo advogado Rafael Saldanha. O economista e especialista em Private Equity, gestão de empresas e governança corporativa, Francisco Morel irá abordar o tema: ‘Family office e investimentos’. ‘Implementando Conselhos para a sua empresa: papeis e poderes, escolha dos conselheiros, agenda, indicadores e performance’ será o tema da palestra ministrada pelo economista e mestre em controladoria, Marcelo Henrik.

As inscrições, que são gratuitas podem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/evento/governanca-corporativa-em-empresas-familiares/2092108.