Espanha propõe intercâmbio com UFMG em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Espanha propõe intercâmbio com UFMG em Montes Claros

A Universidad Internacional de Andalucía (UNIA), da Espanha propôs uma parceria com o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros. “A doutora em Biologia e pesquisadora do Centro de Estudos da Universidad Internacional de Andalucía (UNIA), Lourdes Soria, participou do Workshop Internacional promovido pela instituição. “O objetivo do workshop é promover a troca de conhecimento e permitir que os alunos possam ter um acompanhamento em uma outra universidade, desenvolver trabalhos conjuntos. Isso é cada vez mais valorizado pela pós-graduação no Brasil, tem-se a meta de que os programas se internacionalizem”, explicou o coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pós-Graduação do ICA, o professor Eduardo Robson Duarte.

Lourdes Soria apresentou a universidade onde trabalha. A Universidad Internacional de Andalucía, na Espanha, oferece somente cursos de pós-graduação. Segundo a pesquisadora, muitos destes cursos são voltados para a área de Ciências Agrárias. “A Universidad Interncional de Andalucía oferece pós-graduação em temas muito específicos como Sustentabilidade Agrícola e Pecuária. E são oportunidades que os alunos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG podem conseguir na Espanha. Há programas muito específicos, que estão implantados há muito tempo e existem muitas ajudas, tanto para viajar quanto para se manter no país. Normalmente, a estadia é de dois a três meses. São pelo menos três possibilidades de auxílio para fazer este intercâmbio na universidade”.

A pesquisadora abordou ainda os trabalhos que realizou sobre o cultivo de oliveiras, naquele país. “Eu fiz uma tese de doutorado em Ciências Agrárias, na área de Solos, Fertilização e Irrigação e o Estudo Integrado do Cultivo de Oliveiras, que é o maior cultivo na região de onde venho, em Andalucía. Este projeto ganhou um prêmio em nível nacional por ser um trabalho pioneiro e com um objetivo muito importante que era assessorar ao agricultor em seus trabalhos no campo”, relatou.

Durante o evento foram apresentadas ainda as pesquisas desenvolvidas pela pós-graduação do ICA e foi aberto um momento para troca de informações entre os participantes presentes. A pesquisadora reforçou a importância de promover o intercâmbio entre instituições de ensino. “Há uma opção de pedir a mobilidade (acadêmica) e visitar universidades da rede para trabalhar com as instituições e, principalmente, para fazer intercâmbio, conhecer outros pesquisadores, conhecer outras pessoas que trabalham na mesma área que você. Isso é muito importante”. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: