ESG: o papel do jurídico para boas práticas ambientais, sociais e de governança (Parte 2) - Rede Gazeta de Comunicação

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ESG: o papel do jurídico para boas práticas ambientais, sociais e de governança (Parte 2)

HUDSON COUTO

Coordenador da área de Compliance, Gestão de Riscos e Crises do escritório Marcelo Tostes Advogados

No que diz respeito à governança, diversos controles e reportes societários devem ser implementados. Desse modo, o advogado pode ser demandado em trabalhos adicionais para o cumprimento da regra. É mais uma fonte de demanda de atividades jurídicas que são capazes de fazer companhias a sair de suas zonas de conforto, a fugir das práticas cotidianas.

Planejamento estratégico do departamento jurídico para a ESG

O planejamento estratégico do departamento jurídico para a ESG deve ter como base o preparo de pessoas especializadas nos três principais focos da agenda: ambiental, social e governança. É necessário que o setor compreenda e se insira no objetivo estratégico da empresa para que seja possível responder às demandas.

O jurídico precisará fazer parte do processo como um todo e coordenar para entregar insumos, identificar tendências e apoiar o desenvolvimento de estratégias efetivas. Conforme os negócios passam por mudanças e inovações, ele também precisa realizar essa adaptação para tornar possível a implementação da ESG dentro das companhias.

ESG na prática, para além da teoria

A ESG precisa fazer parte dos objetivos estratégicos e apresentar uma geração de valor ao negócio. Sendo assim, não será mero modismo, mas busca constante. A empresa é a principal responsável por identificar a cadeia de valores da ESG dentro das atividades.

Não há necessidade de um departamento específico para acompanhamento da prática da ESG nas empresas, visto que a pauta precisa estar na cultura da empresa como um todo. Longe de ser somente um gasto, quando a agenda ESG é implementada, o acionista tem retorno do que foi efetivamente aplicado em ações voltadas para a ESG. Assim, faz-se necessário demonstrar a identificação de valor para o negócio e os resultados positivos para os acionistas, bem como os benefícios para a sociedade.