Escritor Fábio José Gonçalves será homenageado no 37º Psiu Poético - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Escritor Fábio José Gonçalves será homenageado no 37º Psiu Poético

Dentre os seis homenageados da edição deste ano 37º Festival Psiu Poético, que será realizado de 4 (Dia municipal da poesia) a 12 de Outubro, está o escritor Fábio José Gonçalves.

Fábio, que é mineiro do distrito de Vista Alegre (Água Boa), no município de Claro dos Poções (MG), atua como professor de língua portuguesa dos anos fundamental e médio há mais de 30 anos.

É graduado em Letras pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica), pós-graduado em Supervisão e Orientação Educacional pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) e Mestre em Letras pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais).

É compositor, intérprete e vocalista de música sacra e popular, artista plástico, autor de textos teatrais para crianças e jovens, além de contador de histórias.

Em 2013 publicou o primeiro livro de poesias dedicado ao público infantil “E o?”, que lhe rendeu uma sala de leitura em Itaguaí, no Rio de Janeiro, chamada Sala de Leitura Professor Fábio Gonçalves 

Publicou diversas obras, destaque para “Cristais”, pela Litteris Editora – 1999, “Do Fundo do Poço”, pela Kroart Editores – 2004, “Anjo, Retratos de uma Paixão” pela Quártica – 2009, “E aí, Bicho?”, pela Litteris Editora – 2013 e “Lalá, a lagartinha mágica” pela Litteris Editora – 2019.

Em 2022 recebeu, na cidade de Salto/SP, o Prêmio Personalidade Literária, pela editora cabofriense Viverarte.

Recentemente, publicou “Sentidos”, pela Editora Becalete . Este ano, teve sua obra “Do Fundo do Poço” como parte do acervo da Biblioteca Pública de Hyannes, nos Estados Unidos, além de receber o prêmio Polímata, concedido pela Editora Filos (São Paulo). Desde fevereiro deste ano é membro da Academia Mineira de Belas Artes.