Escolas municipais investem em captação da água da chuva e no reaproveitamento - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Escolas municipais investem em captação da água da chuva e no reaproveitamento

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza uma série de ações para promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de sua preservação.

Na Escola Municipal Du Narciso, localizada no bairro Village do Lago, a captação de água das chuvas é tema de aulas, e os alunos acompanham seus benefícios na prática.

Em 2017, a escola foi contemplada com recursos de um edital da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustável (SEMMA), e instalou um sistema de captação com capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água potável.

A diretora Mary Lopes explica que esse sistema, além de contribuir para economizar parte da água utilizada pela escola, também se tornou referência para a educação dos alunos e de palestras com educadores ambientais, ministradas no local. “Demonstrar aos alunos as formas de utilização da água captada possibilita sensibilizar a comunidade escolar com práticas de sustentabilidade”, avalia.

Segundo Mary, a água armazenada é utilizada para regar plantas, limpeza geral da escola e na descarga dos vasos sanitários, representando uma importante economia, principalmente no período de estiagem.

A captação de água de chuvas também é realizada pela Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, bairro Regina Peres. Na Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes, bairro Dr. João Alves, a água que cai do bebedouro é armazenada e utilizada para limpeza e rega das plantas. Já na Escola Municipal Mestra Fininha, no bairro Ciro dos Anjos, a água extraída de um poço artesiano é utilizada para manter o projeto de hortas da escola.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Numa parceria com a Copasa, a Secretaria Municipal de Educação também está realizando um projeto de educação ambiental na abrangência da Estação de Tratamento De Esgoto – ETE Vieira, com participação de 14 escolas e Cemeis.

De acordo com a coordenadora de Projetos Educacionais da Prefeitura, Antônia Deuslange Ribeiro, o objetivo é desenvolver novos projetos pedagógicos com foco no saneamento ambiental, com a participação de toda a comunidade escolar. “Neste projeto, estudantes e educadores irão participar de um circuito para estudar o rio Vieira, da nascente até a ETE, considerando os impactos ambientais em todo o seu percurso”, explica. (Ascom PMMC)