Escolas municipais desenvolvem Programa Socioambiental - Rede Gazeta de Comunicação

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Escolas municipais desenvolvem Programa Socioambiental

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), é parceira de um programa de educação e conscientização socioambiental realizado nas escolas e patrocinado por uma empresa de logística que controla as concessionárias de transporte ferroviário com unidades em Montes Claros.

Representantes de escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas conveniadas à SME situadas ao longo da linha férrea participaram de oficina onde se deu início à construção de um Diagnóstico Socioambiental Participativo. A iniciativa irá estabelecer as diretrizes do plano de trabalho voltado a 2023 e a perspectiva para os anos seguintes.

Na primeira etapa do programa, os gestores das escolas participantes preencheram um formulário com perguntas referentes, entre outros assuntos, à destinação adequada de resíduos sólidos e de que modo o assunto é abordado junto aos estudantes. O encontro marcou também a devolutiva desta 1ª etapa, com a capacitação das equipes de multiplicadores constituídas por gestores, supervisores e demais representantes educacionais. As próximas etapas do programa envolverão a execução do plano de ação, monitoramento e desenvolvimento do trabalho junto às escolas. 

De acordo com a representante da empresa, Isadora Rabelo, esta é a segunda etapa do Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSAP): “é um momento em que os participantes tiveram acesso ao debate dos eixos temáticos que nortearão nosso trabalho: água, emissões atmosféricas e resíduos sólidos”.

Na finalização da oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo foi realizada a formação de equipes de trabalho, com os representantes de cada escola, que apresentaram as estratégias de trabalho para 2023 quanto à destinação adequada de resíduos sólidos. O Cemei Amiguinhos de Jesus, por exemplo, situado na Vila Telma, foi um dos pontos focais de um dos grupos de trabalho. O tema escolhido pelos participantes foi “Resíduos Sólidos”, já o problema identificado pelos participantes foi o descarte incorreto de resíduos no ambiente escolar.

A meta levantada foi a de implantar a coleta seletiva até dezembro de 2023, reduzindo em até 30%, até 2024, a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. Quanto às estratégias metodológicas a serem praticadas pelo Cemei foram levantadas as seguintes: mobilização; formação de servidores; conscientização dos estudantes; disponibilização de lixeiras e de cronograma de coleta junto à associação do bairro; bem como implantação de compostagem de resíduos e realização de workshop, em 2024, sobre o assunto. (Ascom PMMC)

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