Escolas estaduais registram presença de alunos acima do esperado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Escolas estaduais registram presença de alunos acima do esperado

GIRLENO ALENCAR

As escolas estaduais de Montes Claros tiveram uma surpresa: mais de 90% dos alunos compareceram ao início do ano letivo de 2022, depois de mais de 18 meses sem aulas. Na Escola Professor Plínio Ribeiro, mas conhecida como Escola Normal, desde as 6h30 os alunos começaram a chegar. O diretor Danilo Cordeiro explica que no turno da manhã foram mais de 90% dos alunos presentes. Na Escola Estadual Polivalente, no jardim São Luiz, uma fila de estudantes se formou para entrar na escola. Na escola estadual Felício Pereira de Araújo, o diretor Charles Gutembergue Alencar Soares explica que as salas ficaram cheias.

O Norte de Minas tem 164 escolas estaduais, que movimentam mais de 80 mil alunos. Várias escolas fizeram uma grande recepção para seus alunos. O ano letivo na rede estadual de ensino de Minas Gerais iniciou e trouxe as novidades para os alunos do 1º ano do ensino médio. Projeto de Vida, Eletivas, Itinerários Formativos, coisas que, até então, eles só tinham ouvido falar, já estarão presentes em sua rotina escolar. Na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, a ansiedade é a palavra que define o sentimento dos professores e gestores. “Estamos na expectativa. Fácil a gente sabe que não vai ser, mas não podemos ter medo de começar. Essa reforma já devia ter sido realizada. O currículo precisava dessa atualização para atrair mais atenção dos alunos na escola. Estamos com muita expectativa que dê tudo certo”, conta a diretora Patrícia Bernadete Xavier Andrade Lima.

Segundo a diretora, os profissionais da escola participaram das formações indicadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e agora irão vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos. Ao longo desta semana, os professores coordenadores estão se reunindo com os colegas para orientar e discutir sobre o Novo Ensino Médio. Uma live, em parceria com uma escola vizinha, também foi realizada para esclarecer as dúvidas da comunidade escolar. A escola também elaborou cartilhas que serão distribuídas para os estudantes.