Alunos vão participar de Torneio de Robótica em Belo Horizonte
Escola Sesi Professora Quita Guimarães, inaugurada em fevereiro deste ano em Montes Claros, acaba de lançar seu projeto de robótica, com a criação da equipe Pequibrick, formada por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II.
Companheiros de aventura, amigos e sonhadores, os integrantes da Pequibrick compartilham uma paixão pela tecnologia e inovação. Juntos, eles exploram, criam e aprendem, desenvolvendo habilidades em programação, engenharia e resolução de problemas, sob a orientação dos professores Bruno Oliveira e Bárbara Poliana Silva.
A Pequibrick trabalha em equipe para desenvolver projetos robóticos que impressionam, participar de competições regionais e nacionais e compartilhar conhecimento com a comunidade através de workshops e apresentações. A equipe é formada pelos estudantes: Luis Filipe Correa Miranda, Arthur Ferreira da Silva, Rafael Mendes Maia, Alexandre Almeida Silveira, Júlio César Rabelo e Davi Oliveira Barbosa.
A equipe estará nos dias 29 e 30 de novembro, em Belo Horizonte, representando a Escola SESI de Montes Claros no Torneio de Robótica – First Lego League promovido em parceria com o SESI pela First A First-For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology, uma organização americana com foco em jovens que opera internacionalmente diversas competições de robótica.
A robótica é uma disciplina fascinante que tem conquistado espaço importante na Educação. Ela promove inúmeros benefícios para os estudantes, combinando conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), e proporcionando uma abordagem prática e interativa de aprendizado. A disciplina desenvolve habilidades, desperta o interesse pela tecnologia, estimula a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, colaboração, pensamento crítico, flexibilidade, empatia e inteligência emocional. A metodologia combina teoria e prática, potencializando as habilidades STEAM (mão na massa).
De acordo com a diretora da Escola SESI de Montes Claros, Melissa Sales Santos e Santos, uma das vantagens da introdução da robótica nesse nível de ensino é a promoção do pensamento crítico e da resolução de problemas. “Os alunos são desafiados a projetar, programar e construir robôs, o que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, eles aprendem a trabalhar em equipe, aperfeiçoando suas habilidades de comunicação e colaboração”, disse ela.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)