Escola de samba levara história dos catopês para sambódromo do RJ - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Escola de samba levara história dos catopês para sambódromo do RJ

GIRLENO ALENCAR

A Escola “Acadêmicos de Niterói’, do Rio de Janeiro, levara a história dos catopês e especificamente de João Pimenta, o Mestre Zanza para o sambódromo, em 2024, na maior festa popular do planeta. O anuncio foi divulgado na manhã de ontem (28), pelo presidente da Associação dos Catopés, Caboclinhos e Marujos de Montes Claros, Junio Zanza, durante em entrevista coletiva. Participaram ainda da entrevista, a secretária municipal de Cultura, Júnea Rebelo e as diretoras Raquel Chaves, Felicidade Tupinambá, Janine Silva e Cláudia Rocha.

O carnavalesco Tiago Martins, da escola de samba, salientou que o tema será “Um céu de fita”. No mês de maio, uma equipe da escola de samba vem a Montes Claros pesquisar a história de Mestre Zanza.

A secretaria municipal de Cultura, Júnea Rebelo salientou a importância deste evento, que dará grande visibilidade a Montes Claros e levara para o mundo esta tradição artística e religiosa dos catopés. A proposta é atrair montes-clarenses a desfilarem na escola de samba em 2024. O samba enredo ainda não foi produzido, pois dependera desta visita da equipe a montes claros. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Niterói ou simplesmente Acadêmicos de Niterói é uma escola de samba da cidade de Niterói, que participa dos desfiles do carnaval da cidade do Rio de Janeiro. A escola foi fundada na década de 2010.  Em 7 de setembro de 2022, a Acadêmicos do Sossego, escola do segundo grupo do Carnaval carioca, cedeu sua vaga no Carnaval para a Acadêmicos de Niterói. Assim, a escola de samba já estreou na segunda divisão do Carnaval, desfilando na Sapucaí, obtendo a quinta colocação na Série Ouro com o enredo “O Carnaval da Vitória”, que abordou as raízes do carnaval de Niterói na esteira dos festejos de 450 anos da cidade, completados em 2023.