Escola de Ermidinha comemora 30 anos de municipalização - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Escola de Ermidinha comemora 30 anos de municipalização

A Escola Municipal Caio Lafetá, localizada no Distrito de Ermidinha, está completando 30 anos de municipalização. Fundada em 1950, a escola foi municipalizada através da Lei nº 2.177, de 15 de março de 1994, e autorizada pela Resolução nº 7466, de 29 de abril de 1994.

Para celebrar a data, a comunidade escolar promoveu um café da manhã e uma roda de conversa no sábado (23), que contou com a presença do vice-prefeito Guilherme Guimarães, acompanhado de sua esposa Euna Duarte. Participaram também os secretários municipais professora Rejane Veloso Rodrigues (Educação), José Gonzaga (Gabinete), Júnia Rebello (Cultura), William Rocha (Finanças) e Osmani Barbosa (Agricultura), vereadores, servidores e demais convidados.

Para o diretor Fabrício Fonseca, o encontro foi um momento especial para celebrar essa data importante. “Temos muito orgulho em participar dessa história ao longo dos últimos oito anos. Gratidão à comunidade escolar por corresponder à nossa proposta de trabalho e à administração municipal pela confiança em escolher um servidor de carreira para assumir a direção desta unidade de ensino”, destacou.

Localizada a cerca de 50 km da sede do Município, a Escola Municipal Caio Lafetá atende alunos do 1º período da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na escola também é ofertado o Ensino Médio, através da coabitação com a escola estadual de Ermidinha. “A escola é exemplo em tudo, uma escola nota mil, que congrega todos os elementos essenciais para a promoção do ensino-aprendizagem, desde o conteúdo curricular às atividades complementares, envolvendo todas as áreas. Temos resultados altamente positivos na avaliação dos alunos, e professores e demais servidores motivados e dedicados. Realmente, temos muitos motivos para comemorar essa data”, ressaltou a secretária Rejane Veloso.

A diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Mesquita, também destacou que acompanha a escola “e tenho um grande orgulho de saber que ela investe na formação e no aprimoramento do conhecimento dos professores”.

A Escola Municipal Caio Lafetá atende estudantes do Distrito de Ermidinha e das comunidades de Vista Alegre, Camela, Pau D’Óleo, Santo André, Riacho dos Campos, Pindaíba, Ponte Grossa, Riachão, Pedra Preta, Riachão Ponte, Santa Cruz, Caiçara, Varjota, Buriti Seco, Estreito e Brejão. “E hoje temos as comunidades integradas por estradas asfaltadas e toda a infraestrutura necessária para que os alunos permaneçam na região. Sem dúvida, vivemos um novo tempo, e o alto nível do ensino ofertado nesta escola tem contribuído para essa transformação”, avaliou o secretário William Rocha, que também é morador do Distrito.

Prima de Caio Lafetá, escritor e dramaturgo que dá nome à escola, a secretária municipal de Cultura, Júnia Rebello, se emocionou ao falar à comunidade. “Eu vejo muitas mães aqui, eu também sou mãe e avó e sei que o tesouro de vocês são esses tesouros, que a escola cuida aqui e vocês cuidam em casa. Por isso que eu digo que tão importante quanto fazer uma planta florescer, é cuidar da semente. A continuidade na educação é tudo”, ponderou.

Euna Duarte, que já trabalhou na Escola Caio Lafetá quando ainda era servidora da Educação, também se emocionou ao relembrar desse período e de como a escola evoluiu ao longo dos anos. “Escolas podem ser gaiolas e podem ser asas. E a gente percebe que essa escola é ‘asas’, porque realmente está ensinado as crianças a seguirem seu voo”, avaliou.

Ao encerar a roda de conversa, o vice-prefeito Guilherme Guimarães disse estar muito feliz em retornar a Ermidinha. “Estou muito feliz por ver que o Distrito está cada vez melhor. Parabenizamos o diretor Fabrício Fonseca e demais servidores da escola pelo trabalho dedicado, e toda a comunidade escolar por esses 30 anos dedicados à educação e à promoção da cidadania”, concluiu. (Jerusia Arruda)