A equipe Focus, formada por quatro estudantes do 2º módulo do curso técnico em Administração, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Janaúba, foi a grande vencedora do Desafio Jovem Empreendedor 2023, na categoria Ensino Médio. A final aconteceu no último fim de semana, no P7 Criativo, em Belo Horizonte. Nesta edição, 1.213 equipes participaram do desafio que teve como tema a Indústria de Games.
Os estudantes Lídio Maxwell Cardoso de Menezes, Vagner José da Silva, Josilene Martins Inez e Sebastião José Rodrigues, com mentoria do professor Cleber Roberto de Souza, disputaram com equipes de Minas Gerais e Pernambuco. A equipe de Janaúba desenvolveu um game voltado para a área de matemática, com perguntas e soluções que auxiliam estudantes a melhorarem seus desempenhos. O jogo mostra que é possível aprender jogando.
O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa para disseminar a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades essenciais de gestão. Os estudantes formaram equipes de ensino médio/técnico, ou tecnólogo/superior, com o suporte de um professor mentor. Ao longo das três primeiras fases do desafio, participaram de diversas rodadas de decisões, acumulando pontos no ranking e avançando para as próximas fases até chegarem à final.
As equipes que conquistaram os primeiros lugares em cada categoria ganharam uma viagem para São Paulo para participar do Big Festival, o principal evento de jogos independentes da América Latina. Além disso, irão participar como speakers em um painel, na sexta-feira (29), em que poderão compartilhar a experiência de participar do desafio.
A Abafa, da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães, de Pernambuco, ficou com a segunda colocação na categoria Ensino Médio, e a ANGUTECH, da Escola Técnica Estadual Central Barreiros, também de Pernambuco, em terceiro lugar.
Orgulho e dever cumprido
Mentor da equipe norte-mineira, o professor Cleber Roberto de Souza destaca o empenho dos alunos. “Foram três meses dedicados intensamente ao desafio. Estou orgulhoso e com a sensação de dever cumprido por ter contribuído com essa equipe. Eles estavam focados no objetivo final que era essa conquista para nosso Instituto e para o Norte de Minas”, ressalta.
“Vencer o desafio é algo que irá agregar na nossa forma de pensar estrategicamente o empreendedorismo, e também em nossas vidas. No ano passado, ficamos em segundo lugar em Recife, e não desanimamos. Com apoio da nossa instituição, do nosso mentor e do Sebrae Minas, nos preparamos e conquistamos a vitória”, enfatiza o líder do grupo Focus, Lidio Maxwell Cardoso.
A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo destaca o empenho e determinação da equipe vencedora. “Em 2022, a equipe ficou bem perto do primeiro lugar. Mas, como deve ser no mundo do empreendedorismo, eles não desistiram. Se preparam ainda mais e agora trouxeram a vitória para o Norte de Minas”, finaliza.
O Desafio Jovem Empreendedor 2023 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae PE, Sebrae Nacional, em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a quarta edição do desafio. Somente em Minas Gerais, foram 1.051 equipes inscritas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)