A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza hoje (13/4), às 18h30, um encontro on-line para o lançamento da nova edição do Informe Agropecuário, que aborda tema “Avanços tecnológicos na irrigação”. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Oficial da empresa no Youtube.
A apresentação da publicação será feita pelos pesquisadores da Epamig João Batista Ribeiro da Silva Reis e Polyanna Oliveira e pelo professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) Flávio Gonçalves Oliveira, coordenadores técnicos desta edição. “No evento, serão abordados apenas alguns dos importantes temas que são tratados na revista. Os palestrantes vão apresentar as mais modernas tecnologias e parâmetros ligados à irrigação das culturas, bem como um panorama atual da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada”, adianta Polyanna Oliveira.
A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, e a presidente da Epamig, Nilda Soares, farão a abertura do encontro, que contará, ainda, com três convidados. O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, vai ministrar palestra sobre a “Importância das tecnologias de irrigação no agronegócio”, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Everardo Chartuni Mantovani abordará a “Análise da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada”, e o consultor técnico Reinaldo Lúcio Gomide falará sobre metodologias de evapotranspiração da cultura.
Após as apresentações haverá espaço para o atendimento às perguntas enviadas pelo público. Para participar não há necessidade de fazer inscrição.
Tecnologias para a irrigação
Os editores técnicos destacam a importância de a publicação ser centrada no tema irrigação, com ênfase em diferentes práticas. “Nessa edição, além da análise da disponibilidade hídrica e da agricultura irrigada e das metodologias de estimativa da evapotranspiração das culturas, são contemplados a avaliação do uso da água para irrigação em Minas Gerais, o uso de águas de qualidade inferior para a irrigação e os avanços tecnológicos dos equipamentos e emissores de irrigação. E também tecnologias, como o uso de sensoriamento remoto por imagens de satélite e por veículos aéreos não tripulados no gerenciamento da agricultura irrigada, o uso de energia solar fotovoltaica, a análise da viabilidade econômica na implantação de sistemas de irrigação e o projeto de piscinões para armazenamento dessa água”, comenta o pesquisador João Batista Reis.
O professor Flávio Gonçalves Oliveira lembra que as práticas de irrigação podem ser adotadas por produtores de diferentes portes. “A Irrigação pode e deve ser utilizada para qualquer categoria de produtor rural irrigante, ou seja, é possível atender a todos”. E alerta para a necessidade de popularização das tecnologias. “É essencial a utilização de publicações como esta para difusão das tecnologias da Irrigação de forma mais ampla, atingindo produtores rurais, técnico agropecuários, professores, pesquisadores e estudantes do setor agrário”, afirma.
Mais informações Epamig Norte (38) 3834-1760. www.informeagropecuario.com.br.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)