A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizam, a partir desta terça-feira (21), às 8h, no Campo Experimental do Gorutuba, da Epamig, em Nova Porteirinha, uma capacitação sobre atualizações na fruticultura, voltada para extensionistas lotados no Norte de Minas.
Durante três dias, eles irão participar de palestras com especialistas da própria Emater-MG, da Epamig e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
No total, nove palestras serão ministradas por pesquisadores da Epamig, técnicos da Emater-MG e profissionais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Dentre os temas tratados estarão a produção de fruteiras de clima temperado no semiárido mineiro, rastreabilidade e certificação, irrigação, produção in vitro, fitonematoides, Greening, além de outras pragas e doenças que atacam a fruticultura. No último dia do evento, os participantes visitarão duas propriedades rurais selecionadas pela Emater-MG, para conferirem, na prática, a aplicação de algumas tecnologias em cultivos de banana, limão e manga.
Segundo a organização do evento, os temas foram selecionados com base em um levantamento feito junto aos extensionistas no final do ano passado. “A fruticultura é uma atividade altamente tecnológica e nossos extensionistas são bem capacitados para atender às demandas, porém sentimos a necessidade de uma atualização sobre alguns temas, práticas e pesquisas recentes”, explica o coordenador técnico estadual de fruticultura da Emater-MG, e organizador do encontro, Deny Sanábio.
Dentre as palestras de pesquisadores da EPAMIG, está a intitulada “Estratégias de irrigação para convivência com o semiárido”, apresentada pelo pesquisador da Empresa, João Batista Ribeiro da Silva Reis. “A fruticultura é o principal segmento do Norte de Minas e, sem irrigação, não é possível plantar nessa região, por conta de baixos índices de umidade relativa do ar, chuvas mal distribuídas e temperaturas médias elevadas”, detalha João Batista. “Vou abordar alguns projetos desenvolvidos pela EPAMIG que têm trabalhado estratégias e técnicas efetivas e de baixo custo, para que produtores possam enfrentar as dificuldades climáticas e tenham sucesso em suas produções”, complementa.
Os pesquisadores da EPAMIG Alniusa Maria de Jesus, Antônio Cláudio Ferreira da Costa, Mário Sérgio Carvalho Dias e Luciana Cardoso Londe, também vão ministrar palestras ao longo do evento.
“As expectativas são ótimas, pois a Emater-MG e a EPAMIG possuem uma parceria exemplar na área de fruticultura, e toda vez que há uma demanda de integração entre as duas, tudo ocorre da melhor forma possível e não será diferente desta vez”, antecipa Deny Sanábio.
“A Emater-MG está diariamente em contato com os produtores rurais e exerce o papel fundamental de levar as pesquisas e tecnologias da EPAMIG até eles. Eventos como esse são muito positivos e devem ocorrer com mais frequência, justamente para aproximar ainda mais pesquisadores e extensionistas”, conclui o pesquisador João Batista.
Programação
8h30 – Palestra: ‘Produção de fruteiras de clima temperado no semiárido mineiro’, ministrado pela engenheira agrônoma e doutoranda em Produção Vegetal, Flávia Soares Aguiar.
9h30 – Palestra: ‘Manejo de poda e polinização de Anonaceas’ será ministrado pelo doutor em Produção Vegetal no Semiárido, Bruno Rafael Alves Rodrigues.
10h30 – Palestra: ‘Manejo da indução floral em mangueiras’, será ministrado pelo professor Marlon Cristian Toledo Pereira.
13h – Palestra: ‘Estratégias de irrigação para convivência com o Semiárido”, será ministrado pelo pesquisador da Epamig, João Batista Ribeiro da Silva Reis.
15h15 – Palestra: ‘Fitonematoides em fruticultura’, será ministrado pela pesquisadora da Epamig, Alniusa Maria de Jesus.
23/11
8h – Palestra: ‘Artrópodes pragas dos cultivos de banana, manga e limão, ministrado pelo pesquisador da Epamig, Antonio Cláudio Ferreira da Costa.
11h – Palestra: Assuntos diversos da fruticultura’, ministrado pelo coordenador técnico estadual de Fruticultura DETEC-Emater, Deny Sanábio.
13h – Palestra: ‘Manejo de doenças da bananeira, mangueira e limoeiro’, ministrado pelo pesquisador da Epamig, Mario Sérgio.
14h45 – Palestra: ‘Avanços na produção in vitro de banana’, ministrada pela bióloga e pesquisadora da Epamig, Luciana Cardoso Nogueira Londe.
16h15 – Palestra: ‘Rastreabilidade e Certificação: Exigências de mercado, Greening (pior doença da citricultura) situação MG, será ministrada pelo coordenador técnico estadual de Fruticultura DETEC-Emater, Deny Sanábio.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)