O Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros inicia um novo ciclo com a implementação do Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI). O lançamento oficial do programa será realizado nessa quarta-feira (13/3), às 11 horas, no Auditório da Sociedade Rural (Parque de Exposições João Alencar Athayde).
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, o objetivo do PEATI é possibilitar que os estudantes permaneçam mais tempo na escola e se desenvolvam integralmente por meio de uma grade de cursos e atividades complementares ao aprendizado curricular, que envolvam cultura, arte, esporte, saúde, lazer, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além de acompanhamento pedagógico. “O ensino em temo integral será realizado em todas as unidades escolares municipais que dispuserem de espaço para as atividades e os estudantes serão acompanhados por profissionais que atuarão diretamente no programa”, explica.
Segundo a secretária, as ações pedagógicas serão monitoradas durante todo o ano letivo, e em cada unidade de ensino participante haverá um professor especialmente designado pela equipe gestora para exercer a função de Professor Articulador da Educação em Tempo Integral.
Para os estudantes da Educação Infantil, os conteúdos terão foco nos campos de experiências, associando as interações e a brincadeira, visando prioritariamente a socialização, a ludicidade, o brincar e o educar. Já os componentes curriculares do Ensino Fundamental irão priorizar a proficiência na leitura, escrita e o raciocínio lógico, seguidos da capacidade de resolver situações-problemas, desafios, performance cinestésica e criatividade.
Para isso, cada instituição de ensino irá realizar oficinas que atendam as demandas apontadas no Projeto Pedagógico Escolar (PPE) e que serão obrigatórias a todos os estudantes. “As disciplinas eletivas a serem desenvolvidas no PEATI são uma oportunidade de diversificar as experiências escolares com vistas a aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relacionados às áreas do conhecimento contempladas na Base Nacional Comum Curricular”, explica a gerente de Ensino em Tempo Integral, Kátia Simone de Almeida Melo Reis.
Conforme preconiza a Lei Municipal nº 14.640 de 31/07/2023, o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral está sendo implementado junto às unidades de ensino cujas comunidades apresentem maior necessidade de atenção e possuam melhor estrutura para atender o público-alvo, observadas as condições de viabilidade e oportunidade. “Já são 1660 alunos matriculados no Ensino em Tempo Integral, sendo esse total equivalente a mais do que o dobro do estimado pelo Ministério da Educação para serem atendidos em 2024 nas unidades municipais de ensino de Montes Claros”, destaca a gerente.
Unidades participantes – Inicialmente, são nove unidades de Educação Infantil, com atendimento a 460 alunos, nos CEMEIS: São Francisco de Assis (Vila São Francisco de Assis), Raimundo Neto (bairro Chiquinho Guimarães), Valdeir Correa (bairro Jardim Primavera), Nossa Senhora da Conceição (Vila Áurea), Aninha Corrêa Ribeiro (Vila Exposição), Hamilton Lopes (bairro Alto São João), O Bom Samaritano (bairro Santa Lúcia), Professora Idoleta Maciel (bairro Santo Antônio I) e Professora Udilma Porto (Bairro Santo Amaro).
Já nas municipais escolas de Ensino Fundamental, oito unidades já estão atendendo 1.200 estudantes em Tempo Integral: Joaquim José de Azevedo (bairro Raul José Pereira), Professora Eunice Carneiro (bairro José Correa Machado) e Du Narciso (bairro Vilage do Lago II), com turmas dos Anos Iniciais, totalizando 490 alunos; e Dona Vidinha Pires (bairro Vargem Grande), Mestra Fininha (bairro Ciro dos Anjos), João Valle Maurício (bairro Village do Lago II), Alcides Carvalho (bairro Vera Cruz) e a Afonso Salgado (Vila Atlântida), com turmas dos Anos Iniciais e Finais, totalizando 710 alunos. Para esse segmento, o programa é realizado em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).
Todas as unidades que oferecem o PEATI funcionam de segunda a sexta-feira, com atividades nos turnos matutino e vespertino, totalizando até dez horas diárias, incluídos os horários de descanso e refeições. A carga horária dos profissionais está integrada de efetivo exercício individual e coletivo, abrangendo as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, da Parte Diversificada e dos Referenciais do Sistema Municipal de Ensino, conforme currículo estabelecido. (Jerusia Arruda)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)