A empresa C2 Ambiental de Montes Claros foi contratada por mais um ano para fazer a coleta dos resíduos do Mercado Central e do Ceanorte, em Montes Claros. O lixo orgânico coletado nos dois locais são transformados em adubo e doados para os agricultores familiares que comercializam seus produtos nas feiras da Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) e no Mercado Municipal Christo Raeff. A primeira entrega dos adubos foi realizada no dia 8 de maio, na Ceanorte.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que também é secretário de Serviços Urbanos, explica que o programa ‘Composto aos Montes’ reaproveita os resíduos orgânicos da Ceanorte e do Mercado, transformando-os em um rico adubo orgânico. “O Composto aos Montes é um dos pilares de um amplo programa de sustentabilidade, que também inclui o ‘Recicla aos Montes’ e o ‘Recicla Vidros’, com o objetivo de promover o reaproveitamento máximo dos resíduos e tornar Montes Claros uma cidade mais sustentável”, comentou Guimarães.
Para viabilizar o processo de compostagem orgânica, a Prefeitura separou uma área de coleta e recebimento de resíduos na Ceanorte, onde é feita a triagem dos materiais coletados na própria Ceanorte e no Mercado Central. No local, são retirados os objetos metálicos, vidros e outros itens que não compõem o sistema de compostagem, e materiais como restos de alimentos, cascas de frutas, vegetais, cascas de ovos, plantas, guardanapos, ossos, entre outros, são encaminhados para a Central de Compostagem do Município.
Na Central, os resíduos são misturados para o adequado processo de fermentação, até serem transformados em adubo. O local também dispõe de sistema de decantação para recolher o chorume, liquido gerado pela decomposição dos materiais orgânicos, evitando seu contato com o solo para não prejudicar o meio ambiente. A capacidade de produção mensal é de 80 toneladas de composto orgânico.
Nesta semana, foi concluído o primeiro lote de adubo orgânico resultante desse processo. “Um adubo riquíssimo, produzido de forma natural, sem nenhum aditivo químico, que está sendo embalado e, além de ser usado na manutenção de praças e jardins públicos da cidade, será distribuído aos produtores rurais pela Secretaria Municipal de Agricultura”, completa o vice-prefeito.
Distribuição
Osmani Barbosa, secretário municipal de Agricultura, explica que o adubo será distribuído aos produtores que utilizam os espaços da Ceanorte e do Mercado Municipal, colaborando de forma imediata com a agricultura familiar do Município. “Talvez o adubo seja um dos itens mais caros para o produtor rural. E esse adubo produzido pelo sistema de compostagem vai baixar o custo da produção, melhorar a qualidade dos produtos e incentivá-los a produzir mais, principalmente aqueles que trabalham com os programas da alimentação escolar, que são os que mais necessitam de apoio do Município”, avalia o secretário. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)