Empreendedora aposta em capacitação e inovação para o sucesso de negócio - Rede Gazeta de Comunicação

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Empreendedora aposta em capacitação e inovação para o sucesso de negócio

“Vendi minha moto, peguei dinheiro emprestado com meu avô e, com a cora e coragem, aluguel um espaço muito pequeno para iniciar meu negócio”. Assim começa a história da empresária Claudia Fernandes, que deu nome à própria fábrica de moda íntima, praia e fitness, instalada em Janaúba. E, mais recentemente, replicou a ideia na loja física para vendas no varejo, com 13 funcionários, e atuação on-line para entrega em todo o Brasil.

Ainda criança, em Monte Azul, cidade onde nasceu e que fica na mesma região, ela sonhava empreender. Aos 13 anos, mudou para Janaúba, e aprendeu com uma tia, proprietária de uma pequena fábrica de confecções, os primeiros cortes.  “Foi em 2009, quando minha tia decidiu vender as máquinas, que eu aluguei esse primeiro espaço, e me formalizei microempreendedora individual (MEI), com apenas uma funcionária”, conta. Foram anos de muito trabalho atuando entre criação, corte, costura, gestão, vendas, e viagens para comprar matéria-prima para a então, Manhosa Moda Íntima. Nesse período, ela conseguiu mudar e ampliar o local da fábrica por duas vezes.

“Foi um momento fundamental para meu crescimento pessoal e profissional. A empresa estava em plena expansão, e percebi que eu precisava deixar o operacional. Foi quando decidi cursar Administração. Isso me ajudou a enxergar minha empresa de outra forma”, reforça.

Com uma visão mais profissional, em 2017, a empreendedora decidiu investir em novas capacitações e consultorias. Viajou para conhecer outras fábricas, mudou para um espaço maior, e informatizou os processos da fábrica. “. Tive o apoio do Sebrae Minas, fiz Empretec, recebi orientações do programa Agente Local de Inovação, e vários outras capacitações que me ajudaram demais a conquistar mercado e reconhecimento”, conta.

Evolução, sucesso e maternidade

Com a empresa consolidada, Claudia Fernandes deixa claro que não pensa em estagnação. “Procuro evoluir, desenvolver minhas competências e habilidades. Estou sempre em busca de inovar em todas as áreas no meu negócio para o sucesso da empresa e das pessoas que fazem parte dela”, ressalta. Sobre as dores e as dificuldades para empreender, Claudia desabafa. “Muito suor, lágrimas e noites sem dormir. Mas tudo feito com muito amor para entregar o melhor aos clientes e parceiros. Quando vejo que nossos produtos melhoram a autoestima das clientes, a felicidade supera tudo, e traz a sensação de dever cumprido”, comemora.

Entre os principais sacrifícios do empreendedorismo feminino, ela afirma que um dos principais é planejar a maternidade. Aos 34 anos e casada, a empresária tem novos planos. “É muito difícil conciliar um filho, com tantas coisas pra resolver. Agora, com meu negócio estruturado, já posso planejar. Espero que entre esse e o próximo ano, eu realize mais esse sonho que é ser mãe”, finaliza. (Agência Sebrae)

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