Em dia com Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com Notícia

Nunes Marques testa positivo para Covid, passa bem e se isola em casa

Ministro do STF apresenta sintomas leves da contaminação. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federa (STF), testou positivo para Covid-19 nesta quarta-feira (1º). As informações iniciais apontam que Nunes Marque está com sintomas leves. Segundo informações, o ministro está isolado em casa. Aos 49 anos, Kássio Nunes Marques é um dos ministros mais jovens do STF. Piauiense de Teresina, ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, após aprovação no Senado, para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.

Um dia inspirado do ministro Luiz Fux

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não perde a oportunidade de colocar referências culturais em seus discursos, como no que defendeu o combate à corrupção em que citou de Platão a Luiz Gonzaga e Ana Carolina. Na reunião do CNJ para a votação do cadastro de mulheres juristas com expertise nas diferentes áreas do Direito, Fux, especialmente inspirado, iniciou o discurso citando artigo de sua autoria denominado “Turbantes e togas”, em que ressalta “a delicada posição das juízas do Afeganistão, impedidas de cumprir suas funções institucionais” e finalizou com um poema da escritora e ativista dos direitos humanos norte-americana Maya Angelou que diz: “Você pode me riscar da história, pode me atirar palavras afiadas, dilacerar-me com seu olhar, pode me matar em nome do ódio. Mas, ainda assim, como o ar, eu vou me levantar.”

Queda no PIB preocupa

Embora a projeção oficial de crescimento do PIB continue apontando o índice de 5,3%, já existe quem aposte em algo em torno de 5% ou menos, em virtude da frustação da queda de 0,1% (esse resultado deixou o Brasil em 29º em um ranking com 44 países, dos quais 37 já divulgaram seus resultados) no segundo trimestre. Esse resultado frustrou as expectativas que apontavam um crescimento de 0,25%. A própria pasta da Fazenda já diz esperar crescimento de 5%. Uma revisão desses números deverá ser levada a efeito ainda durante o mês de setembro. Escassez de matéria prima e perspectiva real de racionamento de energia irão impactar o desempenho da economia no segundo semestre. Paulo Guedes, com sua propalada teoria da recuperação econômica em “V” está temoroso de sair chamuscado de suas previsões que nunca se realizam.

Forte e atuante

A confirmação do seu nome para a presidência da Faemg, o empresário Antônio de Salvo, disse que a “sensação é de dever cumprido, com a ajuda de todos. A gente trabalhou muito em cima de inovação e do engajamento dos Sindicatos. O Sistema FAEMG precisa continuar forte e atuante em favor dos produtores rurais mineiros. O Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos existe para isso! Será uma honra passar os próximos quatro anos representando esse setor que tanto gosto. Precisamos trabalhar em conjunto, e a Faemg está aí para isso. Vamos caminhar em frente. Somos todos produtores rurais, Sindicatos Rurais, e vamos trabalhar juntos para defender Minas e o Brasil”. Antônio de Salvo foi eleito com 198 votos, contra 107 de Breno Mesquita. Os dois candidatos fizeram uma campanha muito elevada segundo o atual presidente da entidade, Roberto Simões.

Seca castiga estado

O promotor de Justiça Carlos Valera deixou deputados e produtores rurais preocupados após falar da gravidade da crise hídrica que, segundo ele, está secando rios, dificultando a vida de pescadores e a produção de energia. Ele participou da audiência pública promovida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria do legislativo mineiro para tratar do tema. Valera fala que, além dos problemas causados no abastecimento de água e energia elétrica, há milhares de espécimes correndo risco devido a seca prolongada no estado. Uma das áreas mais afetadas, segundo ele, é a psicultura.

Outra realidade

Se o ministro da Economia, Paulo Guedes, sente na pele os efeitos da queda do PIB, em São Paulo, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles comemora os resultados do crescimento do estado. Segundo ele, “enquanto a economia do país recuou no 2º trimestre do ano, em São Paulo conseguimos crescer 0,5%, mesmo em meio ao período de piora na evolução da pandemia. No primeiro trimestre, crescemos 1,9%, contra 1,2% do Brasil. Fazer o dever de casa traz resultados” tripudia. Meirelles vai além: Já o resultado frustrante do PIB nacional no 2o trimestre do ano mostra que as “nuvens no horizonte” da economia brasileira são bem mais carregadas do que se desenha. “A queda no desempenho do agronegócio e na indústria de transformação já era esperada, um como reflexo da seca, outro ainda resultante da desorganização da cadeia produtiva por conta da pandemia.”