Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

Adeus a Zé Faquir, ex-presidente da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Montes Claros lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-vereador José Maria Saraiva (Zé Faquir), ocorrido nesta segunda-feira (29), em decorrência da Covid-19.  Que Deus possa levar conforto a todos nesse momento de dor. Zé Faquir, como era mais conhecido, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Montes Claros na eleição de 1988, ficando na suplência do Partido da Frente Liberal (PFL). Na condição de 1º suplente, atuou de 09/08 a 04/10/1990, em substituição ao titular licenciado Eduardo Avelino. No período em que foi presidente da Câmara, Zé Faquir teve importante participação na consolidação do Arquivo Público da Câmara Municipal, com a celebração do Convênio entre a Câmara Municipal, a Universidade Estadual de Montes (Unimontes), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), através do programa ‘Uso da Tecnologia Digital no Resgate da Identidade Histórico-Cultural de Minas Gerais’.

Nova Esperança sem energia elétrica

Pelo menos 20 imóveis localizados em cinco ruas no distrito de Nova Esperança, não possuem energia elétrica. Esse levantamento foi feito pelo vereador Reinaldo Carrapicho (Republicanos) que enviou requerimento para o Prefeito Humberto Souto (Cidadania), solicitando providências para o problema citado.  Apesar de serem vizinhas da rede elétrica, cerca de 20 famílias ainda vivem no escuro dentro e fora de casa, uma vez que também não há fornecimento de energia na via pública. De acordo com o vereador Reinaldo Carrapicho o problema está nas ruas L, Um, Sol Nascente, Valeriano Lopes e na avenida Adão José Silva. 

Com Flávia Arruda, Lira e centrão ampliam poder no governo federal

A escolha da deputada Flávia Arruda (PL-DF) para assumir o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Governo, na prática, aumenta o poder de influência do presidente da Câmara, Arthur Lira, na administração do presidente Jair Bolsonaro, e entroniza o Centrão no comando da sua articulação política. Mulher do ex-governador do DF José Roberto Arruda, a novata mostrou que tem luz própria, ao presidir a Comissão Mista de Orçamento. Mas não chegaria a ministra não fosse Arthur Lira. A iniciativa do presidente Bolsonaro, de pedir sugestão de nome para a Secretaria de Governo, surpreendeu o próprio presidente da Câmara. Bolsonaro não faria mudanças na Secretaria de Governo, mas, com a saída de Braga Netto, ele precisou deslocar Ramos para a Casa Civil.

Comissão do Senado vai debater ‘cartel’ de distribuidores no setor de combustíveis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou requerimento do senador Otto Alencar (PSD-BA), nesta segunda-feira (29), para convidar o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, a discutir com os parlamentares as denúncias de formação de cartel entre as distribuidoras de combustíveis. Ainda não há data marcada para o debate.

Novo posto de saúde do Planalto oferece atendimento para mais de mil famílias

A Prefeitura de Montes Claros concluiu as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto (região norte da cidade). A nova unidade abriga uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), denominada Planalto ll. A Unidade antiga do bairro continua funcionando normalmente com duas equipes (Planalto l e lll). A nova equipe oferece atendimento a 1.354 famílias do Planalto ll e do Condomínio Monte Olimpo, totalizando 3.399 pessoas. A unidade fornece atendimentos médicos, de enfermagem, visitas domiciliares e procedimentos técnicos de enfermagem (como curativos, aferição de pressão, testes de glicemia, teste do pezinho e administração de injetáveis), além de promover o funcionamento de grupos de educação em saúde.

A comemoração do ministro Tarcísio de Freitas

Um dos principais ministros do governo Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas é só sorrisos. Ele comemora a suspensão da liminar que impedia o leilão de aeroportos no dia 7 de abril. A Justiça confirmou a apresentação das ofertas em três dias seguidos de leilões. O governo está colocando nesse processo de concessão 22 aeroportos, uma ferrovia e cinco terminais portuários. Pelos cálculos de Tarcísio de Freitas, são R$ 10 bilhões em investimento. Ele também alerta para a retomada das operações da Eclusa do Sobradinho, no Rio São Francisco. Segundo o ministro, o elevador de embarcações equivalente a um prédio de 10 andares, volta a ligar por hidrovia, Pirapora, em Minas Gerais, a Juazeiro/Petrolina, na Bahia.