Queiroga diz a governadores que vai ampliar ações contra a covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ao Fórum de Governadores que vai ampliar as ações do governo federal para combater a pandemia de covid-19. Segundo nota divulgada pela pasta, durante a reunião virtual, Queiroga disse que o governo federal está empenhado em aumentar a oferta de imunizantes para entrega no primeiro semestre, por meio de acordos com laboratórios internacionais e do consórcio Covax. “O governo federal está empenhado em aumentar a capacidade de vacinação e imunizar toda a população brasileira. O Butantan e a Fiocruz, nossos fornecedores brasileiros de vacinas, nos asseguram entregas que poderão vacinar 1 milhão de pessoas por dia. Vamos buscar essa meta de vacinação”, garantiu. O ministro também disse que o governo vai comprar caminhões no Canadá para transportar oxigênio líquido pelo país e contará com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar a importação de insumos para medicamentos.
Pazuello é motivo de preocupação no Exército
O ex-ministro da Saúde e general da ativa, Eduardo Pazuello, ficou radioativo para as Forças Armadas. A sua demissão às vésperas de o país chegar a 300 mil mortes por covid-19, o transformou em um símbolo de negligência, imperícia e imprudência que marcará a reputação do Exército por anos. Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Na última semana, generais do Alto Comando traçaram como “possível” o cenário no qual a Justiça aceitaria uma das dezenas de ações envolvendo a desastrosa gestão de Pazuello. Os generais temem que uma eventual detenção de Pazuello possa ser a ignição para novo conflito, podendo arrastar parte da oficialidade para a disputa.
Audiência debate política de cotas e ações afirmativas na educação
A comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para revisar a legislação sobre racismo promove nesta segunda-feira (29) audiência pública virtual para debater uma política de cotas e ações afirmativas na educação. O debate será realizado a partir das 10 horas, no plenário 14, por um dos grupos de trabalho da comissão (GT DireitoSociai-Trabalho, Saúde, Educação e Cultura).
Zema cobra vacinação de policiais e professores
O governador Romeu Zema participou, na sexta-feira (26/3), por videoconferência, da primeira reunião com o Comitê Gestor nacional de enfrentamento da pandemia de covid-19. Ele cobrou o cumprimento dos critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI) de forma a garantir a vacinação de todos os idosos, e pediu prioridade no calendário às forças de segurança e aos professores. O encontro foi coordenado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e também teve a participação dos demais governadores. “Minas e outros estados solicitaram que o PNI garanta a vacinação de policiais e professores logo após os idosos de 60 anos. Eles precisam ter prioridade, mas o calendário nacional precisa ser alterado para atender categorias tão importantes”.
“Mercosul continua sendo instrumento importante para o continente”, afirma deputado
O deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) disse que continua sendo muito importante a criação e o fortalecimento de blocos econômicos como o Mercosul – formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e que completou 30 anos neste dia 26 de março. “Hoje, para sobreviver neste mundo globalizado, um país precisa estar integrado em um bloco econômico. Quando a União Europeia, a Ásia ou o Nafta [integrado por EUA, México e Canadá] olham para o Mercosul, eles olham para quase 300 milhões de consumidores”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)