Em dia com a Noticia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Noticia

Rodrigo Maia e suas mordomias: ele viajou quase 900 vezes em jatinhos da FAB

Muitos estranham o nervosismo de Rodrigo Maia, que na prática, com o recesso no dia 22, está a 8 dias do fim da sua presidência na Câmara. Não é fácil perder regalias como usar jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB,) à vontade, por conta do pagador de impostos, como fez por quase 900 vezes. Só nos últimos três meses, plena pandemia, foram 48 voos, a maioria de duvidosa utilidade para o país. E já totaliza 864 voos desde a posse, em 2016. Encarar filas em aeroportos deixa qualquer um nervoso. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Só em 2019, Rodrigo Maia realizou 250 voos com jatinhos da FAB, número maior que o de dias úteis na Câmara. Em 2018, foram 198. Afora Brasília, o destino predileto de Maia este semestre foi São Paulo: 24 viagens. Somente desde julho viajou ao Rio, cidade natal, 18 vezes.

Fôlego de Marcelo Álvaro Antônio

O agora ex-ministro do Turismo, deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, tem verdadeiro fôlego de gato, pois se aguentou no ministério por mais de ano, por obra e graça do presidente Bolsonaro que gosta dele. Agora bateu de frente com o general Ramos. Para quem não se lembra, o ex-ministro do Turismo foi envolvido em escândalo com o PSL em Minas. E sua ex-mulher foi candidata e saiu derrotada na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de BH.

Esquerda ensaia articulação

O ex-ministro José Dirceu vem afirmando que com divisão a esquerda pavimenta o caminho da derrota. Ele deixou no ar que, apesar do sucesso de Boulos, somente Lula pode aglutinar a esquerda. Será? Na disputa pela prefeitura de São Paulo, nem a militância petista apoiou o candidato do partido. Nós já vimos esse filme antes.

Bolsonaro sonha com Tereza Cristina na Câmara

A estratégia de Bolsonaro para atrair o DEM e partidos que hoje estão alinhados ao ainda presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), era a de exonerar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e torná-la a sua candidata na sucessão de Maia. Para ele, a sua estratégia é a ideal. O problema é que a bancada ruralista nem sonha em perder Tereza Cristina, considerada um dos principais nomes do ministério e responsável pelo crescimento das exportações brasileiras apesar das trapalhadas de Bolsonaro. Outro que detestou a ideia foi Arthur Lira, que entendeu essa manifestação do presidente como um sinal de que ele não tem o apoio total do Palácio do Planalto.

Um ministério para Alcolumbre

Manter-se fiel a Jair Bolsonaro pode render a Davi Alcolumbre um ministério, após ele deixar a presidência do Senado, em fevereiro. Ele tem mantido conversas com membros do governo e já foi sondado sobre a possibilidade de assumir uma pasta na reforma ministerial que o presidente pretende fazer no início do ano. Alcolumbre queria continuar como presidente do Senado, mas foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as pastas que podem ser ocupadas por ele estão a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política e o ministério de Desenvolvimento Regional.

Deputados tornam reservatórios de Furnas e Peixoto unidades de preservação

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus (PV), promulgou, ontem a Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que torna os reservatórios de Furnas e Peixoto unidades de preservação tombadas pelo patrimônio público do Estado para fins de conservação. O autor da PEC, o deputado Professor Cleiton, do PSB, disse que a “PEC estabelece o chamado múltiplo uso das águas, que se trata de algo que foi prometido lá atrás na criação das usinas. Assistimos, nos últimos anos, um considerável baixo nível dos lagos, o que ocasionou um prejuízo enorme para nossa região, com fechamento de pousadas, um impacto direto na questão do turismo, da gastronomia, da piscicultura e em vários eventos”.