Em dia com a Notícia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Notícia

Deputado pede melhoria na BR 135

Em reunião essa semana com o secretário de infraestrutura, Fernando Marcato, o deputado Arlen Santiago (PTB) apresentou denúncias sobre a má gestão da BR-135. Cobrou melhoria nas pistas, instalações de terceiras faixas e, principalmente, a preparação das duplicações de Montes Claros a Bocaiúva, além do trecho que liga Corinto até a BR-040. Cobrança necessária, visto que esse é um direito de todos nós, usuários da via, pois pagamos um valor alto para trafegarmos. Ainda na ocasião, recebi ótimas notícias sobre as execuções de obras muito importantes para Montes Claros, a construção dos anéis norte e leste. A Secretaria solicitará o apoio do exército para auxiliar nas obras; juntas, evitarão muitos acidentes e melhorarão a mobilidade urbana de Montes Claros.

Lira pede aumento de novo auxilio emergencial

Assim que foi eleito para a presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira já vai receber o primeiro pleito da sociedade: a retomada imediata da renda básica emergencial e sua vigência até o fim da pandemia. Trata-se da campanha “Auxílio Até o Fim da Pandemia”, lançada hoje (02/02) por quase 300 organizações sociais para pressionar os congressistas sobre a importância e a urgência de aprovar o restabelecimento rápido do benefício.

“Em 2020, o auxílio conseguiu garantir não só a comida no prato de milhões de brasileiros, mas também milhões de vidas, permitindo que as pessoas ficassem seguras em casa. A pandemia ainda não acabou, nem a economia se recuperou. Não faz sentido obrigar milhões de pessoas em todo o Brasil a se exporem ao contágio, buscando empregos que não foram criados”, alerta Paola Carvalho, do movimento. (Por Aviv Comunicação)

Representantes de 70% do PIB foram alijados das novas Mesas Diretoras

Não há parlamentares dos estados do Sul e de São Paulo nos cargos titulares da nova direção do Congresso. A eleição para as mesas diretoras do Senado e da Câmara consagrou o desequilíbrio federativo, ao negar cargos titulares a parlamentares dos estados do Sul e de São Paulo, estado de maior bancada. Foram alijados representantes de 70% do Produto Interno Bruto (PIB). Curiosamente, em seus discursos, os novos presidentes das Casas fizeram elogios à proporcionalidade e ao equilíbrio federativo. Na prática, a teoria foi outra. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Tiago Vasconcelos)

Sistema de Meio Ambiente recebe 31 novos profissionais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu, na manhã desta terça-feira (2/2), os profissionais contratados temporariamente para atuar no acompanhamento das ações de reparação ambiental que estão sendo executadas pela Vale, em Brumadinho, em decorrência do rompimento da barragem B-1. Ao todo, 31 pessoas com formação em diversas áreas correlatas ao meio ambiente passam a integrar o corpo técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) nas atividades junto ao Comitê Pró-Brumadinho.

Os profissionais foram recebidos pelos dirigentes do Sisema em solenidade virtual, quando as funções de cada órgão foram apresentadas, além de orientações sobre os direitos e deveres dos contratados. Pela Semad, participaram do encontro os subsecretários de Fiscalização Ambiental, Cézar Cruz; de Regularização Ambiental, Anna Carolina da Motta; de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; e de Tecnologia, Administração e Finanças, Diogo Melo Franco. (Simon Nascimento)

IEF reabre parques estaduais com novas regras durante a pandemia

Unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), aptas a receber visitantes, vão reabrir as portas a partir desta quarta-feira (03/02). A medida ocorre em consonância com a atualização para a terceira fase do Programa Minas Consciente, do Governo Estadual, ferramenta responsável por balizar o retorno de atividades econômicas, sociais e culturais em Minas durante a pandemia. O funcionamento durante o carnaval ainda está em análise pelo IEF e Comitê Extraordinário Covid-19. A reabertura de parques estaduais e demais unidades, no entanto, seguirá protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19. As regras foram definidas pela Diretoria de Unidades de Conservação do IEF, junto ao Comitê Extraordinário Covid-19 do Executivo Estadual. Atualmente, o IEF gerencia 93 unidades de conservação no Estado.