Bezerra será relator do projeto que fixa teto para ICMS
O ex-líder do governo Fernando Bezerra (foto), MDB-PE, será o relator do projeto de lei que fixa um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis no Senado. A matéria foi aprovada na semana passada pela Câmara Federal. Os governadores são contra o texto e iniciaram uma mobilização para tentar barrar a proposta. Eles afirmam que podem perder até R$ 83,5 bilhões em arrecadação. O projeto deve passar por mudanças para atender os governadores.
Esforço concentrado
O Senado fará um esforço concentrado para votar indicações de autoridades. São dez nomes prontos para deliberação do Plenário, entre diplomatas indicados para comandar embaixadas e novos integrantes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, haverá votações de projetos em Plenário e há expectativa de novas sabatinas nas comissões. Até a tarde de sexta-feira (27) apenas a Comissão de Educação (CE) havia agendado reunião para analisar indicações, segundo a Agência Senado. Já sabatinados e aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto (foto) – indicado para o CNMP- e o promotor João Paulo Santos Schoucair (indicado para o CNJ) são dois dos nomes que estão prontos para votação no Plenário.
Os obstáculos de Simone Tebet no PSDB
A semana começa com a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à presidência da República, buscando ultrapassar os obstáculos contra ela no PSDB para fechar o acordo em torno do seu nome para a terceira via. O ex-presidente Michel Temer minimizou nos últimos dias essa resistência de alas do PSDB. Segundo ele, “Eles estão conversando ainda, não tem havido negativa de conversa. E política se faz dialogando. Eu tenho tido notícias desse diálogo. As notícias são boas”
Reajuste das bandeiras tarifárias de energia elétrica em debate
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai debater amanhã o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O deputado José Nelto, PP-GO, que pediu o debate, disse que a Aneel pretende aplicar os novos valores da tarifa de energia a partir de junho. Segundo ele, “se aprovada do modo em que foi apresentada, a proposta importará em expressiva elevação no preço ao consumidor. Para as bandeiras amarela e vermelha, o reajuste será de 56% e 57%, respectivamente”.
Um vice para Romeu Zema
O nome de Bilac Pinto volta a ser citado como vice ideal para a chapa a reeleição de Romeu Zema. Bilac Pinto, que está no União Brasil e é considerado um político hábil e seria uma peça fundamental em um futuro governo, em uma área em que Zema tem dificuldade. O diálogo do governador com o legislativo mineiro nunca foi fácil. Um dos defensores do seu nome junto ao governador é o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que estaria se empenhando para viabilizar a chapa Novo-União Brasil.
Ciro garante que mantém sua candidatura
Pressionado pelo PT para abandonar a sua candidatura à presidência da República, Ciro Gomes avisa que “não há força humana” que pare a sua candidatura pelo PDT. Ciro disse que o Brasil vive uma tragédia na economia e na política, um problema, que segundo ele, vem desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Para Ciro, os modelos econômicos, são rigorosamente os mesmos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)