EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Doria defende descentralização do poder em encontro com prefeitos

Prefeitos que participam da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ouviram ontem do pré-candidato do PSDB à presidência da República, João Doria, que ele defende o municipalismo e a descentralização do poder. Doria também reforçou o discurso em defesa dos mais pobres e no combate à miséria. Outro ponto que ele disse ser favorável é em relação à PEC 122, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio. Segundo Doria, “a democracia se faz em respeito ao pacto federativo.”

Truculência e valentia em alta na Câmara Federal

É no mínimo estranho o comportamento dos deputados federais em relação ao colega Daniel Silveira, PTB-RJ. Ele nunca foi popular na Câmara Federal, ao contrário, a truculência e valentia de Silveira não é só em relação aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele repete o mesmo comportamento na Casa e por isso tem poucos amigos, se é que os tem. Mas desde a decisão do STF em condená-lo e cassar os seus direitos políticos, ele foi escolhido como titular de cinco comissões da Câmara, entre elas a de Constituição e Justiça e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública. Impossível não analisar o comportamento dos parlamentares com uma provocação à Suprema Corte e como uma atitude de escárnio e afronta, como apontam alguns analistas políticos. O certo é que o país se torna cada dia mais pobre, em todos os sentidos.

O ganho político com a fábrica da Heineken em Minas

Para os que querem ter ganhos políticos com a instalação da fábrica da Heineken em Passos, no Sul de Minas, o governador Romeu Zema, avisa que essa vitória é dele. No anúncio oficial, ontem, em Passos, Zema foi enfático ao dizer que “sempre andei minha vida toda em Minas Gerais, para mim não foi nenhum esforço ir lá em São Paulo conversar com ele (Maurício Giamellaro, presidente da Heineken) quando teve problemas (em Pedro Leopoldo) e deixar claro: ‘Maurício, Minas não vai perder essa indústria por nada, tudo que o estado puder fazer, nós faremos”. Mas Zema citou o nome dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Gustavo Santana, e o parlamentar federal Emidinho Madeira, ambos do PL, como parceiros para ajudar a levar a fábrica da Heineken em Passos. O investimento da cervejaria na nova unidade deve chegar a R$ 1,6 bilhão.

Combustíveis corroem poder de compra do brasileiro

Uma pesquisa do Dieese mostra que o poder de compra do brasileiro no segmento de combustíveis é o pior nos últimos dez anos, refletindo o congelamento do salário-mínimo frente à inflação potencializada pela alta do petróleo no mercado internacional. Atualmente é possível comprar, em média, 167 litros de gasolina com um salário-mínimo, volume inferior aos 227 litros que eram comprados dez anos antes. No diesel, os atuais 180 litros estão muito aquém dos quase 300 litros que se comprava em 2012. O economista do Dieese, Cloviomar Cararine o encolhimento do salário-mínimo, sem aumento real pelo terceiro ano seguido em 2022, se soma ao cenário de alta dos combustíveis e escalada da inflação, o que afeta o orçamento das famílias.

Turbulências à vista

Em meio aos surtos de Covid-19 na China, as autoridades decidiram impor medidas mais restritivas como forma de conter o avanço da doença. As decisões afetam especialmente Xangai, onde fica o porto mais importante para o comércio internacional. Em 2021, o Porto de Xangai foi responsável por 17% do tráfego de contêineres e 27% das exportações da China. Segundo Mike Kerley gerente de investimentos da empresa Janus Henderson, as restrições na região afetam o fluxo do porto, acumulando contêineres e reduzindo a produtividade em cerca de 30%. Além disso, o reduzido número de trabalhadores portuários também prejudica a cadeia de produção. A paralisação se soma a diversos problemas na economia global, que já encarece os preços ao redor do mundo, como a escalada das commodities com a invasão da Ucrânia.

Iniciativa inédita do IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) colocará em prática uma iniciativa inédita no segmento minerário hoje, ao promover uma reunião com fornecedores da cadeia produtiva da mineração. A ideia é a de estreitar o relacionamento entre os fornecedores da cadeia produtiva da mineração e as cidades mineradoras, ampliando as possibilidades de novos negócios nos municípios onde os solos são explorados. Nova Lima, administrada por João Marcelo Dieguez será a primeira cidade a participar dessa dinâmica de apresentação dos atrativos econômicos locais para os empresários do setor extrativo mineral. Segundo o IBRAM, o convite foi enviado para cerca de 80 empresas ligadas à atividade.