Rodolfo Landin desiste de presidir Conselho da Petrobras
O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, desistiu de tomar posse como presidente do Conselho Administrativo da Petrobras. Segundo Landin “apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo”. Landin encaminhou o documento ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Landim teria desistido do conselho da estatal por conta dos conflitos de interesse provocados pela ligação com Carlos Suarez, sócio de oito distribuidoras de gás no Brasil.
Combate à burocracia surte efeito
O ministro Paulo Guedes tem se mostrado otimista com a procura de investimentos no Brasil. O governo federal informou que o número de empresas estrangeiras solicitando instalação no Brasil atingiu um valor recorde em 2021, de 36. A redução no tempo médio de análise de pedidos é atribuída como a principal causa para o resultado. Uma das justificativas do governo para essa procura está nas medidas tomadas de “combate à burocracia” para melhorar o ambiente de negócios brasileiro. O processo de abertura de filiais de empresas estrangeiras foi simplificado, com o tempo médio de concessão de autorização caindo de 45 dias para 3, em média.
Reforma tributária pode entrar na pauta
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quer aproveitar o esforço concentrado para votar reforma tributária na CCJ nesta semana. Para tanto, ele tem que vencer a resistência entre algumas bancadas, como o MDB, a maior da Casa, PSD, DEM e PT. Além disso, o prazo é curto já que o mês de abril é marcado por feriados, maio, por sua vez, é o mês para fechar as federações partidárias e definir as coligações e junho e julho são meses marcados pelas convenções partidárias, depois vêm as campanhas eleitorais e o esvaziamento. Há uma dificuldade em relação à unificação do ICMS e do ISS em um só imposto, o Imposto sobre Bens e Serviços.
As dificuldades do PT nos estados
O PT enfrenta dificuldades para formar alianças nos estados e Belo Horizonte é apenas um dos exemplos. O ex-presidente Lula se empenhou pessoalmente para garantir uma aliança formal com o ex-prefeito Alexandre Kalil, em vão. A expectativa é a de ainda alinhar as duas candidaturas à presidência da República e ao governo de Minas, mas para as chapas proporcionais está cada vez mais difícil. Essa situação se repete em outros estados, como em Pernambuco, onde PT e PSB são adversários. Mas essas dificuldades vão além de questões políticas e da imposição que o PT fez a partidos alinhados ao seu projeto político nas últimas eleições, sacrificando candidaturas mais competitivas do que a dos petistas. Os escândalos do mensalão, petrolão e da Lava Jato, ainda pesam. A lembrança da administração fracassada da ex-presidente Dilma também aumentou o distanciamento do PT com aliados históricos. Recompor essas alianças não depende mais só da pressão de Lula. Os partidos querem ter vontade própria.
Corrida por vaga de ministro substituto do TSE
Pelo menos 12 advogados disputam a nomeação para o cargo de ministro substituto do TSE, após a renúncia de Carlos Mário Velloso Filho. A secretária-geral da presidência do TSE, Christine Peter tem conversado com todos os candidatos para levar suas impressões sobre eles aos ministros da corte eleitoral. Serão escolhidos três nomes a serem enviados ao Supremo Tribunal Federal, decisão que deve ser tomada nos próximos dias. Os candidatos mais fortes no momento são Flávio Pansieri e Fabrício Medeiros – outro nome forte é o de Gustavo Severo. Todos eles contam com apoio de ministros do Supremo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)