EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Cármen Lúcia volta ao TSE

O ministro Carlos Mário Velloso Filho renunciou ao cargo de juiz substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele alegou motivos de saúde para deixar o cargo ao presidente da corte, ministro Edson Fachin. Carlos Mário Velloso Filho foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a função, com mandato até agosto de 2023. No TSE, ele seria um dos responsáveis por analisar a propaganda eleitoral durante a campanha eleitoral de 2022. Com a saída, Edson Fachin designou a ministra Cármen Lucia para assumir essa função. Segundo mensagem de Fachin aos colegas, a ministra já aceitou a nova missão.

Aumento do frete e da tensão

Foi anunciada a nova tabela de frete rodoviário de carga anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A alíquota aplicada gerou uma variação de 11% a 14%, conforme os parâmetros envolvidos, como tipo de carga, número de eixos do veículo, distância do deslocamento e as particularidades da operação, que também são consideradas no custo do frete. Os caminhoneiros estavam em negociação com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para evitar uma greve nacional. Pelo jeito, a conversa volta à estaca zero.

Agricultura em alerta

O tempo está curto para encontrar uma solução para a falta de fertilizantes a serem usados na próxima safra no Brasil, que foi impactada com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem buscado novos fornecedores, mas ainda não encontrou o que procura. A secretária de Agricultura de Minas, Ana Valentini acredita que haverá uma conscientização quanto a necessidade de abastecer o país com fertilizantes para a safra de verão. Caso contrário pode acontecer problemas no abastecimento e no preço dos produtos. É um momento de muita preocupação para todos nós produtores rurais de Minas Gerais, porque o Brasil importa 85% do fertilizante que consome e, não só o fertilizante está muito caro, como também não há oferta.  É um momento muito delicado para que nós possamos continuar produzindo. Tudo isso vai impactar no preço dos alimentos mais ainda, que já estão com os valores altos por toda questão do dólar. Esse é um momento muito delicado. 

Etanol ou gasolina?

A alta no preço da gasolina também afeta o preço do etanol, que acumula uma lata de 17% desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente da Siamig, Mário Campos acredita que mesmo com a alta no preço do combustível derivado da cana-de-açúcar, deverá ser mais vantajoso abastecer com ele do que com gasolina nos próximos meses. Na maioria dos postos, o etanol está custando o equivalente a 68% do preço da gasolina. A última alta foi pressionada pelo preço do diesel, que segundo Mario Campos, é um insumo importante na produção porque a colheita é mecanizada. O preço da gasolina está acima de R$ 8 em alguns estados.

Governo decide reduzir IPI em 33%

A redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) será de 33%. A decisão foi tomada após uma reunião do ministro Paulo Guedes com o secretário do Tesouro, Esteves Colnago, e outros integrantes da equipe econômica. A medida, que deve ser anunciada nesta segunda-feira, diminui o imposto cobrado sobre produtos como carros, geladeiras e outros eletrodomésticos da chamada linha branca. Ministério da Economia pode apresentar nos próximos dias um pacote de crédito de 100 bilhões de reais para micro, pequenas e médias empresas, prometido pelo ministro Paulo Guedes a empresários em fevereiro. A ideia é que microempreendedores individuais também tenham acesso aos recursos. A equipe econômica pretende retomar duas linhas criadas durante a pandemia de Covid-19: o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac). O pacote será voltado para microempreendedores individuais (MEI) e empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões.

Demitido Presidente Da Petrobras

Roberto Castelo Branco foi demitido da Petrobras pela sua resistência em reduzir e estagnar os aumentos dos combustíveis. O general Joaquim Silva e Luna populismo, em épocas eleitorais, percebe que as diretrizes corretas de administração não podem ser quebradas, deixando caminho livre para as críticas dos eleitores, fica mais fácil demitir o responsável pelo órgão originador da discórdia. Tanto é assim que Bolsonaro declarou que, por ele, a Petrobras pode ser privatizada, o que significa que a providência mira menos o interesse nacional e muito mais o seu particular e eleitoral. A ideia do Palácio do Planalto é retirar o nome de Silva e Luna da lista de possíveis conselheiros, de modo que ele seria automaticamente destituído de seu posto na presidência da petroleira. Em seu lugar, o nome proposto seria o do atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. Estou sentindo cheiro de judicialização na presidência da Petrobras para conter o voluntarismo do Presidente Bolsonaro.

%d blogueiros gostam disto: