EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

MDB prepara lançamento da pré-candidatura de Carlos Viana

MDB vai contratar a agência e montar o núcleo de trabalho para o lançamento da pré-candidatura do senador Carlos Viana ao governo de Minas. O assunto também será tratado ainda nesta semana com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi. Viana está confiante porque, segundo ele, há uma empolgação com a sua candidatura no partido, principalmente no interior do estado. A expectativa é a de que o partido faça um grande encontro para fazer o pré-lançamento da candidatura de Carlos Viana.

Pacto federativo na pauta do debate político

Afinando a pauta para a sua campanha à reeleição, o governador Romeu Zema, Novo, fez uma enfática defesa de um novo pacto federativo, na abertura do 10º Congresso Mineiro de Vereadores, que aconteceu ontem, em Belo Horizonte. Zema disse que o pacto federativo deveria garantir maior força aos prefeitos e vereadores, que recebem diretamente as cobranças da população sobre os problemas de suas cidades. Segundo ele, “os municípios não recebem diretamente o que deveriam. Muita coisa transita pelos governos federal e estadual, e precisamos de leis que deem mais autonomia às cidades. Defendo que os municípios tenham mais liberdade no recebimento e destinação dos recursos”.

Começa disputa política pelo comando da AMM

Considerado um dos principais instrumentos políticos dos prefeitos, a Associação Mineira de Municípios se prepara para mudar de mãos. A entidade é presidida pelo ex-prefeito Julvan Lacerda, que tem pretensões mais altas na política, se prepara para deixar o posto. Em abril, os prefeitos irão escolher um novo representante. Alguns nomes já estão aparecendo para a disputa. Até agora, cinco prefeitos colocaram seus nomes para a disputa, mas o MDB tem conseguido manter a presidência da entidade nas suas mãos, só não se sabe se ainda tem a mesma força política para continuar no comando da entidade.

Candidatas a Câmara Federal

Ontem no Dia Internacional da Mulher, duas mulheres valorosas confirmaram suas candidaturas para a Câmara Federal. A secretaria da Agricultura, Ana Valentin, das melhores figuras do atual governo, filiou-se ao partido Novo e sugestionada pelo governador Romeu Zema vai disputar uma cadeira na Câmara. Enquanto isto, a combativa presidente da Câmara Municipal, a vereadora Nely Aquino, sai candidata a deputada federal pelo Podemos.

Comida de Buteco 2022 já tem data marcada

Os butequeiros de BH poderão se reencontrar e matar a saudade do maior concurso gastronômico do país: o Comida di Buteco (CDB), evento criado por Eduardo Maya. Entre 8 de abril e 8 de maio, o concurso contará com 90 butecos participantes na capital mineira – o dobro de estabelecimentos inscritos, em relação à última edição. Os butecos já estão se organizando para oferecer ao público petiscos de dar água na boca, com o preço fixo de R$ 27,00. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia. Cerca de 30% dos estabelecimentos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas entre 2020 e 2021. A 22ª edição vai receber quase 800 butecos de Norte a Sul do país para disputar o título de melhor boteco em cada um dos 21 circuitos. “O buteco vive”!

Lula não é bobo não

Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que o presidente da FIESP, Josué Gomes, e o ex-comandante do BC Henrique Meirelles estão entre os nomes com os quais o petista sonha para sua equipe econômica caso vença a disputa presidencial. Embora Josué possa fazer uma ponte importante entre Lula e o setor produtivo ficando fora do governo, seus aliados afirmam que o ex-presidente continuará a cortejá-lo para compor sua equipe. O mesmo vale para Meirelles. O ex-chefe do BC trabalha no plano econômico do pré-candidato do PSDB à presidência João Doria e tem planos de se candidatar ao Senado por Goiás, mas nada disso desanima os petistas. Apostam que Meirelles é soldado e volta se Lula insistir.