EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

O ano eleitoral e a necessidade de reformas

O Conexão Empresarial abre o debate para “o ano eleitoral e a necessidade de reformas – O Brasil na visão do presidente do Senado”. Em um almoço-palestra na próxima segunda-feira (14), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai falar do convite para a disputa à presidência da República pelo PSD, e do caminho que vai tomar nesse processo em busca de uma terceira via.

Mudanças partidárias

As mudanças partidárias estão se intensificando, com a abertura da janela partidária. Uma das expectativas é em relação a troca de partido que deve ser feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, que deve deixar o PV para se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab, na expectativa de ser o vice na chapa ao governo de Minas, encabeçada pelo prefeito Alexandre Kalil. Outro que encontrou outro caminho é o deputado estadual Bartô, que foi expulso do Partido Novo em julho do ano passado e vai se filiar ao PL, atual legenda do presidente Jair Bolsonaro. A saída dele do Novo ocorreu após polêmica em que o deputado entrou num prédio onde estava um homem que foi preso por suspeita de ter arremessado um ovo num manifestante que participava de protesto a favor do presidente da república, na avenida Afonso Pena.

Semana tensa no legislativo mineiro

Os deputados estaduais mineiros aguardam a retirada do pedido de urgência do projeto de adesão ao Regine de Recuperação Fiscal pelo governo, para avançar com a proposta de reajuste salarial para todo funcionalismo público de 10,06%. Policiais civis e militares e das demais forças de segurança do Estado estão em greve e ainda não há sinais para o fim do impasse, que pode ser definido pelos deputados. O líder do governo na Casa, deputado Gustavo Valadares, PSDB, tem dito que a maioria dos servidores, conscientes das dificuldades financeiras do Estado, se sentem contemplados com esta recomposição de 10%, que ainda terá o acréscimo nas verbas de auxílio-farda dos militares e policiais civis das forças segurança, e na ajuda de custo dos servidores civis.

Mulheres de um novo tempo

O Conexão Empresarial realiza a terceira edição do encontro “Mulheres de um novo tempo”, no dia 11 de março, de 8h30 as 11h, no Novotel BH Savassi. O evento vai discutir sobre família, profissão, mercado de trabalho, desafios e conquistas das mulheres na sociedade contemporânea. Participam do evento promovido pela VB Comunicação, a diretora da Usiminas, Ana Gabriela; a sócia-fundadora e diretora da Agência Lápis Raro e escritora Carla Madeira; a sócia-fundadora e diretora da Forno de Minas, Hélida Mendonça; a modelo, fotógrafa e consultora de imagem, Dani Nogueira e a cirurgiã plástica, Patrícia Leite..

Fundo eleitoral ainda gera críticas

A decisão do Supremo Tribunal Federal de não mexer nos recursos destinados ao fundo eleitoral ainda tem rendido debates acalorados. O empresário Salim Mattar considera a situação absurda e argumenta que o “fundo eleitoral de R$4,9 bilhões é superior ao orçamento de 99% dos municípios. Partidos são instituições privadas e não poderiam receber recursos públicos. O estabanamento sempre saqueia os #pagadoresdeimpostos em benefícios deles próprios”. Ele arremata com um: “coitados dos pagadores de impostos”

Qualquer semelhança não é era coincidência

A Diretoria de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal passará por mudança mais uma vez e terá um novo delegado responsável. O quarto desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL). A Dicor é uma das áreas mais sensíveis da polícia. A ela está vinculada a equipe encarregada de tocar os inquéritos que miram políticos que estão no cargo, incluindo o presidente da República. Uma das investigações apura se Bolsonaro interferiu no comando da PF para proteger parentes e aliados, suspeita levantada pelo ex-ministro da Justiça e presidenciável Sérgio Moro. A PF convive com uma série de mudanças desde o início do governo Bolsonaro. Márcio Nunes é o quarto diretor-geral em menos de 40 meses. Na área de corrupção, a polícia registrou uma queda brusca de prisões no âmbito de operações nos últimos meses.

Lá vem mais aumento

A defasagem entre os preços cobrados pela Petrobras (PETR4) e os das principais bolsas de negociação do mundo chegou a 24%, para a gasolina, e 27%, para o óleo diesel, segundo cálculo do consultor em Gerenciamento de Risco da consultoria Stonex, Pedro Shinzato. A Petrobras quer evitar que a alta corroa seu caixa e tenta recorrer aos estoques que foram comprados dois meses atrás, por valores menores. Mas o risco é de que a reserva acabe e o abastecimento interno seja afetado. A direção da empresa está discutindo a situação atualmente. Caso a companhia decida repassar integralmente a alta recente do petróleo para os seus clientes, as altas nas bombas seriam de 9% e 17%, respectivamente, pelas contas de Shinzato. Destes números, alguns fatores foram desconsiderados, como o valor de impostos.

Sonhando alto

O avanço das negociações entre o PSD e o PDT no Rio de Janeiro, faz o pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, sonhar alto com a possibilidade de repetir a dobradinha em estados como Minas Gerais. Ele não esconde o desejo de alinhar a sua candidatura à de Alexandre Kalil. Ciro, que esteve em Belo Horizonte em fevereiro, retorna à cidade na quinta-feira para uma agenda no interior do estado, e mais uma vez, vai tentar manter a sua agenda aberta para o prefeito de BH. No Rio de Janeiro, a negociação está sendo conduzida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.