EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Câmara de Vereadores sedia lançamento da Campanha da Fraternidade 2022

Câmara Municipal de Montes Claros promove, nesta quinta-feira (03/03), às 9 horas, sessão especial para lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’ e o lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ (Pr 31,26).  A sessão é uma proposição do presidente, vereador Cláudio Rodrigues, e abre solenemente a Campanha em Montes Claros. “A Câmara tem a honra de sediar pelo segundo ano consecutivo o lançamento de tão importante iniciativa, reafirmando o compromisso de trabalhar, junto com a sociedade montes-clarense, pela promoção do bem comum, e fortalecendo a sintonia da igreja cristã com a educação cidadã”, destaca. A sessão contará com a participação dos parlamentares, do administrador diocesano monsenhor Silvestre José de Melo da Arquidiocese de Montes Claros, e de representantes das igrejas católica e evangélicas da região. Por causa das restrições sanitárias em decorrência da pandemia, para participar presencialmente das sessões o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone: (38) 3690-5432; pelo WhatsApp: (38) 99118-7666, ou pelo email: gerencia@montesclaros.mg.leg.br. Na entrada haverá aferição de temperatura e também será exigida a apresentação do cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19 e o uso de máscara de proteção facial.

Com saída de Kalil, Fuad assume comando de BH a partir de abril

As atenções políticas estão todas voltadas para as articulações pelas eleições estaduais e presidenciais, mas uma dessas movimentações atingirá diretamente os belo-horizontinos. Eles vão mudar de prefeito a partir de abril. Ninguém mais alimenta dúvidas de que o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), não irá deixar a prefeitura até o dia 2 de abril. Essa é uma exigência da legislação eleitoral a quem ocupa cargo público e pretende disputar as eleições para outro posto, no caso de governador. Sendo assim, a partir dessa data, o novo prefeito será o atual vice, Fuad Noman (PSD), um administrador e economista desconhecido da maioria dos moradores da capital. Como o atual prefeito, tem descendência síria. Fuad tem experiência administrativa na área pública, iniciada nos anos 90, quando os tucanos chegaram ao poder no Governo federal. Em Minas, foi secretário da Fazenda, depois dos Transportes, entre outros, no governo Aécio Neves e de Antônio Anastásia (2003/2010).

Ministro astronauta quer ser deputado federal

Marcos Pontes aproveitou a sua participação durante o evento de telecomunicações Mobile World Congress (MWC), para avisar que pretende se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo Partido Liberal de São Paulo. O ministro astronauta disse que deixará o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações até o final do mês. Segundo ele, o seu substituto na pasta já está praticamente definido, mas ele deixou o anúncio para Bolsonaro. O novo ministro será alguém da própria pasta para se evitar uma quebra na sequência dos trabalhos.

Medioli se posiciona em relação a Ucrânia

Ocupando o espaço deixado pelas autoridades brasileiras, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli decidiu prestar solidariedade ao povo da Ucrânia. Ele disse ontem, que o país do leste europeu, sofre há seis dias com a guerra deflagrada pela Rússia. Ele classificou o conflito como “ataque covarde” à democracia devido “à falta de entendimento e de capacidade de construir uma solução”. Medioli, que teve seu nome colocado para a disputa ao governo de Minas, também se mostrou solidário às forças de segurança de Minas, que também sofrem com a falta de diálogo com o Estado e, por isso, estão em greve desde o dia 22 de fevereiro.

Aberta a janela partidária

A dança das cadeiras nos partidos políticos começa hoje (3), com a abertura da janela partidária. A partir desta quinta-feira, deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido, sem com isso, perder o mandato parlamentar. Levantamento da Câmara mostra que desde o começo da atual legislatura, em 2019 até hoje, 39 deputados trocaram de partido. A janela partidária começou em 2018, por decisão do TSE. Pelos cálculos dos parlamentares, a legenda que deve sofrer maior desfalque deve ser a União Brasil, que é a fusão entre o PSL e DEM, atualmente com 81 cadeiras na Câmara. Mas o deputado Carlos Jordy, União-RJ, acredita que menos da metade dos eleitos pelo PSL devem deixar o partido, inclusive ele.

Os reflexos da ação da Rússia no agronegócio

Cerca de 70% do insumo usado na agricultura vem do exterior e a Rússia é a principal fornecedora. Esse um dos motivos da preocupação dos produtores rurais brasileiros, em especial os mineiros, liderados pelo presidente da Faemg, Antônio de Salvo em relação a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Os fertilizantes químicos são uma ferramenta usada pelos agricultores para aumentar a produtividade do solo. Segundo levantamento do Comex Stat, do Ministério da Economia, em 2021, 23% dos adubos e fertilizantes químicos importados vieram do país europeu. São mais de 9,2 milhões de toneladas do produto. Ao todo, os produtores brasileiros compraram 41,6 milhões de toneladas, somando US$ 15,1 bilhões.