EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação
EM DIA COM A NOTÍCIA

Expectativa de investimentos com legalização dos jogos de azar

Após longos anos tramitando no Congresso Nacional, o projeto que legaliza os jogos de azar foi aprovado na Câmara Federal e agora será analisado no Senado. Os seus defensores listam uma série de pontos positivos para a economia, como a atração de grandes investidores, geração de emprego e renda e milhões e milhões de reais entrando nos cofres do Estado. Durante a tramitação da matéria, o governo deu demonstrações de que tinha interesse em aprová-la, mas depois, para agradar a bancada evangélica, o presidente Jair Bolsonaro disse que pretende vetá-lo, se aprovado também no Senado. Mas o deputado estadual Alencar da Silveira Jr., um defensor da liberação dos jogos, disse que essa foi uma longa espera, que durou mais de 30 anos.

Urgência para votação do reajuste dos servidores públicos

O governo de Minas deve retirar, temporariamente, o pedido de urgência no projeto que trata da adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal, para permitir a votação do reajuste proposto para o funcionalismo público do estado de 10,06%. O projeto do Regime de Recuperação Fiscal trava a pauta de votação no plenário. Quem está encarregado de tratar da questão junto aos deputados estaduais é o secretário de Governo, Igor Eto. O assunto continua a ser analisado após o Carnaval.

Prefeitos e as eleições

Prefeitos de 11 cidades, incluindo o de seis capitais, devem renunciar a seus cargos para disputar as eleições ao governo do estado neste ano. O prazo para a renúncia termina no dia 2 de abril. Dentre as capitais devem se candidatar os prefeitos de Belo Horizonte, Maceió, Aracaju, Florianópolis, Cuiabá e Campo Grande. Em Belo Horizonte, o vice-prefeito Fuad Noman já vem assumindo algumas funções, inclusive na área política, para se preparar para ocupar o lugar de Alexandre Kalil. Mas o prefeito está deixando para a última hora o anúncio da sua candidatura pelo PSD

Imposto que nunca deveria ter existido

A redução do IPI anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi bem aceita pelos empresários, que acreditam que a medida vai na direção certa para a redução de impostos que nunca deveriam ter existido. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, “O IPI nunca deveria ter existido porque nós já temos quatro impostos sobre consumo. Ele nasceu como um imposto regulatório para inibir o consumo de bens com externalidade negativa como cigarros e bebidas e na década de 1990 se tornou um imposto arrecadatório”. A redução será de 25% na alíquota do IPI, o que para o governo é muito pouco para se ter um processo de reindustrialização no país.

Os impactos da guerra na agricultura

O aumento do custo de produção é um dos maiores impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre a agropecuária brasileira, na primeira análise feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, pondera que as “questões relacionadas aos custos são os principais pontos que vemos com preocupação do impacto desta guerra sobre a agropecuária” e acrescenta que “temos um cenário ainda nebuloso pela frente. Precisamos de mais variáveis para ter orientação mais clara, bem como para a mensuração dos impactos sobre o setor agropecuário brasileiro”. O principal insumo utilizado na agricultura é o fertilizante. Grande parte dos adubos vem da Rússia, que é um dos maiores produtores globais. Caso haja desabastecimento ou aumento de preço dos principais produtos.

A força das moedas digitais

Em cenários de incerteza política e crise monetária, as moedas digitais se apresentam como uma forma de manutenção da liberdade financeira. Taynaah Reis, CEO da Moeda Semente, primeira techfin a usar a tecnologia blockchain para o desenvolvimento sustentável, prevê uma maior adoção das moedas digitais. “Um dos aspectos que já estamos vendo é a corrida dos russos aos bancos e caixas eletrônicos para sacar dinheiro, e os bancos tradicionais já colocaram um limite de saque. As moedas digitais, no entanto, podem ser transacionadas mesmo em meio ao caos“, afirmou. As moedas digitais ainda promovem o acesso ao dólar, euro, e ativos de proteção como o ouro por meio das stablecoins – criptomoedas estáveis com lastro. Alguns exemplos são USDT, USDC, EURS e PAXG.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: