EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Gasolina descontrolada

O preço do petróleo no mundo já subiu 18,2% neste ano, levando o barril a US$ 95, mas a coisa ainda pode piorar. Diante da perspectiva de a Rússia invadir a Ucrânia e interromper o fluxo do produto, esse valor pode ultrapassar US$ 120, de acordo com renomados economistas. Isso, claro, tem reflexos por aqui. A escalada da cotação no mercado externo já resultou em alta de 47,5% no preço da gasolina em 2021, pressionando a inflação. Diante desse cenário e a poucos meses da eleição, governo e Congresso estudam medidas para tentar conter a alta dos combustíveis, mas a maioria é considerada contraproducente por analistas e pode ter efeito contrário. Paulo Guedes, certamente, vai transferir essa conta para o Vladimir Putin.

Queda de braços entre Executivo e Legislativo mineiro

A queda de braços entre o governador Romeu Zema e os deputados estaduais em torno do projeto que trata da autorização para que o estado entre no Regime de Recuperação Fiscal do governo federal está longe de terminar. A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa respondeu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a ação levada à Corte pelo governador Romeu Zema (Novo), para pautar a matéria é inadmissível. O processo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), está com o ministro Nunes Marques. Na ação, Zema alega que o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), deveria pautar a votação do projeto da RRF em plenário.

Pacto por uma candidatura única

Os presidentes do MDB, PSDB e União do Brasil têm uma reunião hoje, em Brasília, para discutir a possibilidade de se firmar um pacto por uma candidatura única à presidência da República. O acordo prevê o apoio com ou sem a federação entre eles. João Doria é o candidato do PSD, a senadora Simone Tebet teve seu nome colocado pelo MDB e o União Brasil, que é a fusão entre PSL e DEM, ainda não lançou uma candidatura.

Partido Novo manda recado para Bolsonaro

O Novo decidiu reagir as investidas que o presidente Jair Bolsonaro tem feito ao governador Romeu Zema, para tê-lo como aliado nas eleições em Minas Gerais. O partido decidiu agendar um encontro do pré-candidato do partido à presidência da República, Felipe D’Ávila, ainda nesta semana para marcar território. A expectativa é a de que os dois se encontrem no sábado. Esta é a segunda vez, em três meses, que Felipe D’Ávila visita o Estado. Em dezembro, Felipe D’Ávila esteve em Minas onde se encontrou com correligionários e agora, ele participa do encontro estadual do Partido Novo, em Uberlândia. O governador Romeu Zema, que é pré-candidato à reeleição, e o presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro, também estarão presentes. O evento será na parte da manhã.

Mineira assume direção executiva da OIC

A mineira Vanusia Nogueira tornou-se a primeira mulher à frente da Organização Internacional do Café (OIC). Vanusia será a diretora-executiva da OIC e ocupará o cargo pelos próximos cinco anos. Ela é diretora da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) ou Associação Brasileira de Cafés Especiais, que tem sede em Varginha e é integrante do Conselho Nacional do Café (CNC), da Rainforest Alliance, da Alliance for Coffee Excellence e da Specialty Coffee Association. Na OIC, Vanusia promete implantar políticas e mecanismos de financiamento globais e ampliar a transparência de mercado.

IBEF-MG aborda impacto na tomada de decisão de investidores

A sigla ESG (abreviação, em inglês, para os aspectos ambiental, social e de governança corporativa) se tornou recorrente no vocabulário do mundo corporativo. Para debater sobre o assunto, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-MG) convidou o sócio e líder de ESG da PwC Brasil, Mauricio Colombari, para participar de um bate-papo virtual com outros executivos da área no primeiro webinar “Encontro de Finanças” deste ano. O evento gratuito será realizado nesta terça-feira, a partir das 18h, com transmissão on-line. Durante o evento, o sócio da PwC Brasil em Belo Horizonte, Fábio Abreu, será apresentado como o novo membro da diretoria do IBEF-MG, onde vai atuar nos novos projetos de ESG do instituto. O presidente do IBEF-MG, Júlio Damião, afirma que as empresas são chamadas a se posicionarem em relação às práticas de ESG e que esse novo posicionamento reflete diretamente na cultura, nos valores e na tomada de decisões da área financeira das empresas.