EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação
EM DIA COM A NOTÍCIA

Os caminhos do diálogo

Desde que assumiu o mandato de senador, no lugar de Antonio Anastasia que agora é ministro do Tribunal de Contas da União, Alexandre Silveira vem ocupando um importante papel na construção de unidade para votação de matérias importantes. Essa agilidade política fez com que o presidente Jair Bolsonaro buscasse nele o apoio que precisava para um líder de governo. Mas Alexandre Silveira entende que pode trabalhar sem precisar estar a serviço do governo. Além disso, ele terá um papel importante nas eleições por ser presidente regional do PSD e membro da executiva nacional do partido.

Candidatura irreversível

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, tem negociado com outros partidos a formação de uma Federação. Mas desde que o partido lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet para a presidência da República, ela não para de trabalhar e avisa que a sua candidatura está se tornando irreversível. Segundo ela, “o centro democrático sabe que não tem dois, três ou quatro nomes. Vamos ter que convergir lá na frente”. Simone Tebet observa que muitas candidaturas estão ficando pelo caminho e ela conta a seu favor com a baixa rejeição e a capacidade de aglutinação política.

Atualização da Lei de Impeachment

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), criou uma comissão de juristas para elaborar um anteprojeto de “atualização” da lei do impeachment, que é de 1950. O grupo contará com onze integrantes e será presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele presidiu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Lewandowski considera a atual lei antiga e com “brechas e imprecisões acabam tornando o chefe de Estado, presa fácil da volatilidade dos humores do Congresso Nacional”. Entre os que vão integrar a comissão está também o ex-senador Antonio Anastasia, hoje ministro do Tribunal de Contas da União.

Chance de renegociar o financiamento estudantil

Com início previsto para o dia 7 de março, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior-Fies, disponibilizarão a renegociação das dívidas. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela. O valor mínimo da prestação é de 200 reais. No fim do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), assinou uma Medida Provisória que estabeleceu diretrizes para o acordo, mas deixou em aberto alguns pontos, que foram definidos agora. Dentre as facilidades está o parcelamento das dívidas em até 150 meses, com redução de 100% de juros e multas e concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que fizer a quitação integral da dívida.

Exportações do agronegócio avançam

As exportações do agronegócio no Brasil atingiram recorde em janeiro, chegando a USR 8,8 bilhões, uma alta de 58% em relação a janeiro de 2021. Os dados são do Ministério da Agricultura, que tem a frente a ministra Tereza Cristina. O agronegócio representa 45% das exportações brasileiras. O setor fechou 2021 com um recorde da balança comercial do agronegócio, com um total de US$ 105,1 bilhões, uma alta de 19,8%.

O panorama da disputa

A escalada do ex-juiz Sérgio Moro está muito devagar. O governador de São Paulo quer ser embalado no manto das vacinas, como o homem público que abriu as gavetas da vacinação em massa. Mas o jeito de ser de João Doria forma barreiras ao seu redor. Embora faça um bom governo, suas mensagens não chegam às massas. Parece difícil ao marqueteiro João Santana alavancar a imagem de Ciro Gomes. Mudança ligeira de linguagem passará despercebida pelas correntes das margens sociais. É bom de debate e conhece o Brasil. Mas será que os debates serão suficientes para deixarem emergir tais qualidades? Simone Tebet, a senadora do MDB do Mato Grosso do Sul, se conseguir ter boa visibilidade, poderá alçar voo. Tem garra e postura de inovação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: