EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Toma posse substituto de Anastasia no Senado

Alexandre Silveira, PSD-MG tomou posse como senador, logo após a reabertura dos trabalhos no Congresso. Silveira é o primeiro suplente de Antonio Anastasia (PSD-MG), que deixou o Senado para assumir cargo de ministro do TCU. Antes de assumir o mandato Silveira foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o posto de líder do governo.

Mudanças na Fiesp

Josué Gomes da Silva nomeou o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o apresentador Luciano Huck como presidentes de dois dos conselhos da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Josué, que é filho do ex-vice-presidente José Alencar, assumiu recentemente a presidência da Fiesp. O apresentador Luciano Huck vai presidir o conselho superior de economia criativa, ligado a políticas públicas para o desenvolvimento de cultura, tecnologia e criatividade. Já o ex-presidente Michel Temer comandará o conselho superior de estudos nacionais e política. Os mandatos terminam em dezembro. O ex-ministro do STJ, César Asfor Rocha, também irá ocupar a presidência do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos da Federação

O meu partido é a OAB

O advogado criminalista José Alberto Simonetti assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil falando em fazer uma gestão focada em resolver os problemas que a pandemia trouxe para a advocacia, como o empobrecimento da categoria, e ressaltou que a Ordem não se furtará a atuar em questões nacionais, inclusive nas eleições. Ele defendeu o diálogo como estratégia, mas avisa que a entidade “será governada por tudo o que for fazer bem à democracia do Brasil. A OAB não tem candidato, não tem preferências. O que a OAB pretende dentro desse grande processo, de quadros de atores importantes, é cumprir o seu papel”.

Cenário surrealista

Interessante o cenário que se desenha, caso Sérgio Moro e o ex-presidente Lula sigam para o segundo turno: ambos pedirão ao eleitor um julgamento moral, usando argumentos no intuito de impor uma narrativa vencedora. Mais interessante ainda, vai ser quando cada um deles, nos debates, apregoar como mérito e virtude, exatamente o que o outro afirma ser vilania e esperteza. Que narrativa sairia vencedora? A do justiceiro ou a do injustiçado?

Crédito para pequenos negócios mineiros

Pesquisa do Sebrae aponta que a maior parte (34%) dos pequenos empresários entrevistados em Minas Gerais estão em dia com suas dívidas. Dos 45% dos pequenos negócios que solicitaram empréstimo bancário, mais da metade (59%) tiveram uma resposta positiva das instituições financeiras. É o que mostra a 13ª edição da Pesquisa ‘Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios’, feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 553 donos de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) em Minas Gerais, entre os dias 25 de novembro a 1º de dezembro de 2021. Minas Gerais e Distrito Federal tiveram o mesmo percentual (45%) de donos de pequenos negócios que buscaram crédito durante a pandemia. “Os dois estados ficaram na 4ª posição entre os entrevistados que menos procuraram ajuda financeira, atrás apenas do Acre (26% dos entrevistados), Roraima (27%) e Sergipe (37%)”, explica a analista do Sebrae Minas Bárbara Alves

O plano B de Kassab

Mesmo acreditando que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, será o candidato do PSD à presidência da República, o presidente nacional do partido já tem o seu plano B. Ele trabalha com o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como a sua segunda opção. Se não der certo, ele também pensa no nome de Paulo Hartung, que foi governador do Espírito Santo. Os dois podem ser convidados por Kassab para entrar para o PSD. Leite perdeu as prévias do PSDB para João Doria.

Incentivo ao cala a boca

Com o ambiente interno conflagrado em razão de acusações de tentativa de interferência política sobre a atuação de investigadores, a Polícia Federal ganha de presente dois jatos Embraer 175. Com alcance para viagens sem escala a qualquer extremo do Brasil, o jato tem capacidade para até 86 passageiros e pode ser usada para deslocamento de policiais em operações, transferência de presos e movimentação de equipamentos e cargas.