EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

CPI natimorta contra Moro

Sabem por que a CPI contra o ex-juiz Sergio Moro nasceu morta? O Congresso só pode investigar aquilo que pode regular, conforme a competência legislativa definida na Constituição e setores em que pode decidir sobre alocação de verbas. Não era o caso pretendido pelos interessados em prejudicar Moro. Quando Lula percebeu que daria um tiro no pé se insistisse nessa investigação, deu a ordem de recuo. Moro não resistiu e destilou o seu sarcasmo ao dizer que “Lula arregou”. E ainda disse: como não podem falar contra a honestidade de meu trabalho ficam fantasiando e mentindo. Esse pessoal tem medo do projeto que levo a frente e está crescendo.

O silêncio do Pacheco

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, diz que o sumiço do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, PSD-MG, em janeiro foi acertado com o partido. “O senador Pacheco foi lançado candidato a presidente e está avaliando nesse mês de janeiro, para anunciar sua decisão em fevereiro ou março”, afirma Kassab. O silêncio do presidente do Senado num momento em que outros candidatos estão com agenda cheia gerou especulações de que ele desistirá de disputar o Planalto. O ex-prefeito de SP reiterou que o partido terá candidato à sucessão de Jair Bolsonaro, e rejeita falar sobre plano B. “Pacheco é meu plano A, B e C”, afirma.

Inflação desacelerando

A última prévia da inflação oficial do Brasil, registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) está melhorando o humor dos investidores. O índice teve alta de 0,58%, mas desacelerou em janeiro, após alta de 0,78% em dezembro. O acumulado de 12 meses foi de 10,20%, depois de bater 10,42% nos 12 meses imediatamente anteriores. O resultado aponta que a queda de 0,41% no grupo de transportes foi influenciada pela diminuição dos preços da gasolina, com recuo de 1,78%, assim como o valor das passagens aéreas, que caiu 18,21%. Outras reduções significativas do período foram o etanol (-3,89%) e o gás veicular (-0,26%). Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, avalia, no entanto, que o IPCA-15 de janeiro surpreendeu negativamente, já que era esperado 0,45% e a mediana do mercado em 0,44%.

Estatais tentam se manter “vivas”

Depois de entrar na mira da equipe de desestatização do ministro Paulo Guedes, as estatais do trem-bala e de ferrovias vêm apostando em serviços de interesse privado para fugir da privatização. A EPL e a Valec foram blindadas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e vêm lucrando com consultorias para grupos interessados em construir ferrovias privadas, por exemplo. Mas a possibilidade de o negócio dar certo em grande escala é questionada por especialistas de fora do governo.

Impunidade venceu na Justiça

O ex-presidente do Novo, o empresário João Amoêdo, decidiu corrigir o ex-presidente Lula, que tem dito em entrevistas que foi inocentado no caso do triplex do Guarujá. Amoêdo lembra que o processo foi arquivado porque o crime prescreveu. Segundo ele, “a impunidade venceu na Justiça, mas não vencerá em outubro, nas urnas. A decisão pelo arquivamento foi da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, após o Supremo Tribunal Federal ter considerado suspeita a atuação do ex-juiz Sérgio Moro no caso e anulou a condenação de Lula.

Encontro de mulheres

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia a Suplicy convidou 35 mulheres influentes na política brasileira, entre elas Cármen Lúcia, a deputada federa Gleisi Hoffmann e a senadora Simone Tebet. A ideia é a de escrever uma carta aberta aos presidenciáveis do campo democrático com as políticas públicas urgentes parra promover melhorias na vida das mulheres.