EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

FHC resiste a apelos de Lula

Para desfazer a onda de boatos de que poderia apoiar a candidatura de Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou numa rede social o seu apoio ao candidato do PSDB, governador Joao Doria, a presidência da República. FHC acha Doria o melhor candidato para o Brasil nas eleições de outubro. FHC ficou irritado com as notícias do seu possível encontro com o ex-presidente Lula e com a insistência de alguns, inclusive do tucano Aloysio Nunes Ferreira para recebê-lo. FHC conhece bem as artimanhas usadas por Lula e os boatos e comentários que surgirão para prejudicar o candidato do PSDB à presidência da República, João Doria. Ele não quer entrar nesse jogo e por isso resiste em atender o petista, mesmo com os insistentes pedidos que chegam a ele. Em seu Twitter Fernando Henrique postou que “já tive a oportunidade de manifestar o meu apoio ao candidato governador João Doria à presidência e que foi respaldada pelo meu partido”.

Caixa paga Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 8

A Caixa paga nesta quinta-feira (27) o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 8. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Em janeiro, foram incluídas 3 milhões de famílias no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões neste mês com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

MP vai analisar funcionamento de barragens a montante

O Ministério Público Estadual pretende analisar junto as mineradoras o funcionamento de cada barragem a montante que não for descaracterizada até fevereiro. O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Jr, pretende fazer um pente fino nas informações técnicas e verificar se todas as medidas que estavam ao alcance das empresas foram devidamente tomadas. O prazo para o descomissionamento das barragens a montante, consideradas mais inseguras e susceptíveis a rompimentos, deveria se encerrar no dia 25 de fevereiro deste ano. Dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) apontam que apenas cinco das 54 barragens a montante em Minas Gerais foram descomissionadas até o momento, o que representa 9,2% do total. No caso de 42, as empresas comunicaram que não conseguiriam cumprir o prazo, dessas, 12 ainda não tinham nem um prazo definido por elas.

Conversa relâmpago

Um dos assuntos que geraram mais comentários no meio político ontem foi a conversa relâmpago entre o presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão. Bolsonaro comunicou a Mourão, quando desistiu de ir à Colômbia devido à morte da sua mãe. Bolsonaristas contam que o presidente disse: Mourão, não vou pra Colômbia na quarta-feira. Você vai em meu lugar? Mourão responderia que iria. Os dois se despediram e pronto. Para muitos isso mostra o nível do relacionamento entre os dois.

Greve de advertência

Sem qualquer sinalização do governo federal para um reajuste salarial dos servidores neste ano, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) confirmou que a categoria fará uma nova paralisação em 9 de fevereiro. Categorias argumentam que há espaço no Orçamento para reajuste após a aprovação da PEC dos Precatórios, mas afirmam que governo prioriza pautas populistas pensando nas eleições. Com a economia estagnada e altas taxas de desemprego, os reajustes dos salários não estão repondo a inflação.