EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Rodrigo Maia decide sua filiação em fevereiro

Rodrigo Maia decide em fevereiro se entrará no PSD ou no PSDB. O ex-presidente da Câmara irá coordenar o programa de governo de João Doria, que está na disputa para a presidência da República. Aliados de Maia acreditam que está muito próximo de se alinhar ao PSD de Gilberto Kassab, o que pode ser uma sinalização de proximidade do PSD com a candidatura de Doria. Atualmente, Maia já ocupa o cargo de secretário estadual de Projetos e Ações Estratégicas do governo paulista e integra o grupo de auxiliares mais próximos do presidenciável.

Lula quer apoio da Rede

O ex-presidente Lula vem buscando figuras-chaves nas legendas de esquerda para ampliar a sua base de apoio para a disputa à presidência da República. Ele esteve com o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, que tem como principal líder a ex-ministra Marina Silva. O encontro aconteceu em São Paulo e a ideia era a de torná-lo sigiloso, por enquanto. Mas Marina Silva, que está cada vez mais próxima de Ciro Gomes, já fala em liberar os membros do partido, já que muitos devem apoiar o petista.

Exportações em Minas batem recorde

As exportações do agronegócio de Minas bateram recorde em 2021, impulsionada pelos alimentos e a valorização das commodities. O Estado também registrou o maior faturamento da história dos embarques, com a movimentação de US$ 10,48 bilhões e crescimento de 20,2% sobre 2020. Ao todo, foram exportadas 12,46 milhões de toneladas de produtos agrícolas e pecuários, volume 2,1% inferior a 2020. Dentre os destaques estão o café, a soja e o grupo das carnes. As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura, coordenada pela secretária Ana Valentini. As exportações do agronegócio representam 27,5% da receita total dos embarques feitos em Minas.

Palanques nos estados

Os pré-candidatos à presidência da República vivem um dilema: os palanques nos estados para dar visibilidade as suas candidaturas. Mesmo com a força que as redes sociais têm hoje nas campanhas eleitorais, candidaturas fortes aos governos estaduais podem impulsionar as candidaturas. Esse foi um dos assuntos discutidos ontem no lançamento da candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. Ele é um dos que terá problemas e pode ter que dividir o palanque com outras candidaturas, inclusive com o ex-presidente Lula, do PT. Alguns parlamentares do partido não escondem, inclusive, a preferência pelo nome do petista, o que tem causado constrangimentos no partido.

Os vilões da economia

O preço dos combustíveis não será o único vilão da economia neste ano. Seca e chuva também terão uma boa dose de influência nos números. A estiagem no Sul do país gerou perdas em lavouras de soja e milho, elevando preços dos grãos, que são ração para aves. Com isso, valor do frango pode subir mais. Feijão, arroz e pecuária de leite e de corte também sofrem com clima adverso. O excesso de chuvas em partes do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste geraram perdas na produção agropecuária, estão aumentando os custos no campo. O analista da consultoria Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, lembra que as chuvas deixaram as entradas em Tocantins e em Minas destruídas e há dificuldade de escoar a produção de soja nesse momento.

Previsões sombrias

Um dos fundadores da Microsoft, Bill Gates, está prevendo que a próxima pandemia poderá ser muito pior que a do novo coronavírus. No ano passado, Gates alertava sobre riscos de pandemia, e muitos consideram uma previsão do que ocorreu com a Covid-19. O fundador da Microsoft disse que, embora as variantes Ômicron e Delta do coronavírus sejam alguns dos vírus mais transmissivos já vistos, o mundo pode enfrentar um patógeno igualmente contagioso, mas com uma taxa de mortalidade muito maior. Por isso, um dos homens mais ricos do mundo salientou como é necessário que os governos adotem medidas para prevenir os riscos potencialmente muito mais destrutivos de uma próxima pandemia com índice de letalidade mais agressivo que o da Covid-19. Gates pediu aos principais países que contribuam com bilhões de dólares para se preparar para a próxima epidemia global.