EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Caixa quer emprestar mais em 2022

A carteira de crédito da Caixa Econômica Federal deve crescer cerca de 10% a 15% neste ano e deve fechar 2021 com alta de 10%, mesmo com o ciclo de alta da taxa básica de juros, segundo as expectativas do presidente do banco estatal, Pedro Guimarães (foto). Maior financiadora imobiliária do país, a Caixa tem uma carteira de crédito de cerca de 550 bilhões de reais no setor. Guimarães disse: “estamos batendo recorde esse ano e vamos crescer ao redor de 10% no ano vem após feita da correção de juros e acertamos ao precificar”. A expectativa da Caixa e a de emprestar de 10% a 15% a mais em 2022

Recursos para municípios atingidos pelas chuvas

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoou, na segunda-feira, os locais mais atingidos pelas fortes chuvas em Minas Gerais. Ele também participou de uma reunião com gestores municipais em Almenara e Salinas para avaliar a situação de algumas cidades. Após essas reuniões, Marinho anunciou medidas do governo federal para auxiliar o Estado. Segundo o Ministério, já foram disponibilizados R$ 47 milhões para ações de resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura danificada.

Mudança nas regras de aposentadoria

Em 2022, novas mudanças para as regras de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passam a valer incorporando a transição, seguindo o determinado pela reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PL). As principais alterações são relacionadas às regras de transição, seja por pontos ou idade mínima. Elas atingem quem estava no mercado de trabalho antes da promulgação da reforma, em novembro de 2019. Para esses trabalhadores, as mudanças estão sendo realizadas ano a ano, de forma escalonada. Atualmente, a trabalhadora com 61 anos já pode pedir sua aposentadoria ao INSS. A partir de 1º de janeiro, precisará ter 61 anos e 6 meses. Antes da reforma da Previdência, a idade mínima para as mulheres era de 60 anos.

Tratamento psicológico a agressores

Os tribunais entram 2022 tendo que se ajustar a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda que todos os Tribunais de Justiça do país ofereçam tratamento psicológico e ferramentas educativas a homens autores de violência contra companheiras ou ex-companheiras. A medida, chamada de “grupos reflexivos”, é prevista na Lei Maria da Penha, mas poucos tribunais oferecem o serviço.

Supermercados europeus mantém boicote a carne brasileira

O boicote à carne brasileira iniciada por seis redes de supermercados europeias, incluindo duas de propriedade da empresa holandesa Ahold Delhaize (AD.AS) e uma Carrefour (CARR), continua causando apreensão aos produtores brasileiros. A subsidiária da PA, que a decisão de deixar de vender alguns ou todos os produtos de carne bovina do Brasil é devido à destruição da floresta amazônica. A rede de supermercados Lidl Holanda decidiu parar de vender toda a carne bovina originária da América do Sul a partir de 2022, até decisões mais focadas para interromper as vendas de certos produtos de carne bovina ou a carne bovina. Os boicotes são uma resposta a uma publicação que alega que uma empresa indiretamente desmatou vastas áreas ilegalmente.

Sobreviventes de um mar revolto

Atracamos no porto de 2022. Somos sobreviventes de mares revoltos, de ondas gigantes, de monstros submarinos. Muitos, milhares, incontáveis ficaram para trás. Vidas foram ceifadas e foram os poucos os barcos que conseguiram completar a travessia com carga completa. Estamos atracados diante de um mar de incertezas. A viagem tem que ser reiniciada o mais rápido possível e nem sabemos que direção tomar. O mundo é um mar de incertezas. Nós aqui, na terra abençoada por Deus, não estamos em melhor situação. Perdidos na escuridão de um mar revolto, sem uma luz que nos sinalize um rumo, sem uma liderança capaz de iniciar a travessia. Para nós, 2022 é um ano de inseguranças e incertezas em relação as mudanças internas. Este é um ano de troca de timoneiro – se é que temos algum atualmente- para que, em 2023, aí sim, possamos ter uma carta náutica que possa nos conduzir mar adentro, até nosso futuro que ainda precisa ser construído. Não será tarefa fácil, sabemos disto. O importante é que continuemos juntos nestas travessias.