EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação
EM DIA COM A NOTÍCIA

Janaina detona perseguição

A deputada estadual Janaina Paschoal, PSL-SP, saiu em defesa do pré-candidato à presidência da República pelo Podemos, Sergio Moro. Segundo ela, “goste-se dele ou não, ninguém pode desmerecer o serviço que o ex-juiz prestou à nação”. No Twitter, Janaína afirmou que Moro “está sendo perseguido por ter chances reais de chegar à presidência, e quem o ataca, indiretamente, presta serviço a Lula”. Disse que, independentemente de questões eleitorais, não se pode “compactuar com injustiças”.

Câmara estabelece regras para o acesso à Casa Legislativa

Buscando garantir a continuidade das atividades da Câmara Municipal de Montes Claros, preservando a saúde das pessoas que circulam em suas dependências, a Casa Legislativa publicou portaria estabelecendo critérios para o acesso à mesma. Pela decisão aprovada, por unanimidade, a partir deste dia 03 de janeiro de 2022 maiores de 18 anos, incluindo servidores e população em geral, só poderão ingressar ou permanecer  nos prédios do Poder Legislativo de Montes Claros com a apresentação do esquema vacinal completo. Para isso, deverão apresentar cartão de vacinação ou aplicativo digital oficial, acompanhado de documento de identidade com foto. De acordo com a portaria, na ausência da vacinação poderá ser apresentado teste negativo de RT-PCR, com antecedência máxima de 72 horas. As demais exigências estabelecidas em portarias anteriores, como uso de máscara, continuam valendo como forma evitar a disseminação e prevenção do Coronavírus.

Disputa acirrada

A corrida para a vaga ao Senado ficou mais acirrada com a saída do senador Antônio Anastasia da disputa. Anastasia foi escolhido pelo Senado para assumir a vaga no Tribunal de Contas da União, no lugar de Raimundo Carreiro, que foi para a embaixada do Brasil em Portugal. Anastasia aparecia em primeiro lugar nas pesquisas e não descartava a disputa a reeleição, caso seu nome não fosse o escolhido para o TCU.

Caixa quer emprestar mais em 2022

A carteira de crédito da Caixa Econômica Federal deve crescer cerca de 10% neste ano e de 10% a 15% em 2022, mesmo com o ciclo de alta da taxa básica de juros, segundo as expectativas do presidente do banco estatal, Pedro Guimarães. Maior financiadora imobiliária do país, a Caixa tem uma carteira de crédito de cerca de 550 bilhões de reais no setor. Guimarães disse que “estamos batendo recorde esse ano e vamos crescer ao redor de 10% no ano vem após feita da correção de juros e acertamos ao precificar”. A expectativa da Caixa e a de emprestar de 10% a 15% a mais em 2022.

Tratamento psicológico a agressores

Os tribunais entram 2022 tendo que se ajustar a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda que todos os Tribunais de Justiça do país ofereçam tratamento psicológico e ferramentas educativas a homens autores de violência contra companheiras ou ex-companheiras. A medida, chamada de “grupos reflexivos”, é prevista na Lei Maria da Penha, mas poucos tribunais oferecem o serviço.

Sérgio Moro e o judiciário

Em conversa com empresários do grupo Personalidades em Foco, o ex-juiz Sergio Moro falou sobre o Supremo Tribunal Federal. Ao considerar a si próprio uma pessoa “institucional”, Moro afirmou que é preciso pensar em reformas institucionais no STF: “transformá-lo num tribunal constitucional e pensar em mandato para os ministros”. Para o ex-juiz, há “excessiva verticalização”, em que tudo pode chegar ao Supremo. “Precisa resolver as coisas em primeira e segunda instâncias”, disse. No que se refere ao campo político, Moro foi questionado sobre o apoio prévio da classe política e seu discurso anticorrupção. O pré-candidato à presidência da República afirmou que não será “um anjo vingador”. “O que queremos é fortalecer nossas instituições. Quando fui ministro, conversei muito, mas fui sabotado. Há espaço para discussões”. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: