EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

EM DIA COM A NOTÍCIA

Zema mantém congelamento do IPVA 2021

O governador Romeu Zema usou as suas redes sociais para informar a sua decisão de manter o congelamento do IPVA de 2022, conforme o projeto aprovado na Assembleia Legislativa. Segundo o governador, “o cobertor das contas públicas de Minas é curto. Mas para amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros, vou sancionar o congelamento do IPVA 2022 nos mesmos valores de 2021. Seguiremos equilibrando as contas para permitir ações imediatas sem comprometer o futuro”. Zema acrescentou: “todos estamos em um período difícil, mas juntos estamos vencendo.”

Desburocratização necessária

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou medida provisória que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos. Certidão de casamento, para apresentar em escrituras e outros atos, tem validade só de 90 dias. Custa mais de R$ 50,00 para expedir uma nova. Se não desburocratizar e baratear o serviço dos cartórios, de nada adianta sua integração e automação.

Mudanças nas regras da aposentadoria

Para quem for utilizar a regra de pedágios de 50% ou 100% do que faltava para se aposentar na época da promulgação da reforma da Previdência não há mudanças. Ou seja, quem precisaria trabalhar até 2 anos para se aposentar em novembro de 2019 pode pedir o pedágio de 50% e trabalhar por mais metade do tempo que faltava. No pedágio de 100%, o trabalhador precisa continuar contribuindo pelo dobro de tempo que faltava para atingir o tempo mínimo de contribuição. No caso do pedágio de 100%, há ainda a exigência de idade. Além dos 30 anos de contribuição, as mulheres precisam ter 57 anos para entrar com o pedido de aposentadoria pelo INSS. Para os homens são 35 anos de contribuição e 60 anos de idade.

Mateus Simões permanece no governo

Termina a novela do empréstimo do secretário geral de Governo, Mateus Simões, ao governo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, tinha determinado o retorno de Mateus Simões e da diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH, Mila Corrêa. O pedido para a permanência dos dois no cargo foi feita pelo governador Romeu Zema, que tem um relacionamento difícil com os parlamentares. Segundo Zema, os dois tem contribuído “sobremaneira para as atividades do Executivo, dado os extensos currículos profissionais e a excelência técnica com que conduzem as questões nas suas respectivas áreas de atuação”.

Desavenças na direita

Um comentário de Abraham Weintraub, o ex-ministro da Educação, de que será adversário de Janaína Pascoal e de Tarcísio de Freitas em São Paulo, mereceu um apelo por uma aliança de Janaína Pascoal. Mas Weintraub mostrou que guarda rancor e não perdoa assim tão fácil. Janaína postou em sua rede social: “o que é isso, companheiro? Bora reunir todos na mesma sigla! Tarcísio – Governador; Ângela Gandra-Vice; Janaina-Senadora, Abraham líder de uma super bancada de federais e Arthur de estaduais”. Weintraub postou em resposta: “primeiro, não sou seu companheiro. Aliás, isso é termo da esquerda! Quando era de seu interesse, você descobriu meu telefone e me ligou (não fui eu que te procurei). Agora twitta sobre sua decisão, querendo se impor. Achei sua postura muito falsa e interesseira.”

Etanol mais barato

A cana de açúcar é a principal matéria prima para a obtenção de etanol no Brasil. A fermentação de uma tonelada de cana equivale a cerca de 70 litros do combustível. Mas uma pesquisa da Embrapa-DF, na área de Agroenergia, pode ter uma solução para produzir cana de forma mais barata, em menor tempo e com mais precisão. A pesquisa envolve a criação de uma cana-de-açúcar editada e não transgênica com duas variedades: a Flex I e a Flex II. Elas apresentaram, respectivamente, maior “digestibilidade” da parede celular e maior concentração de sacarose nos tecidos vegetais. A variedade Flex I foi criada a partir do silenciamento do gene responsável pela rigidez da parede celular da planta. A Flex II foi gerada por meio do silenciamento de um gene nos tecidos da planta, o que ocasionou um aumento considerável na produção de sacarose nos colmos da planta modelo.